30/09/2025 11:17:21

20/01/2012 09:56:30

Navio com 210 alagoanos quase vira ao tentar desviar de outra embarcação

Navio com 210 alagoanos quase vira ao tentar desviar de outra embarcação
Navio eseve em Maeió recentemente

O comandante do navio de cruzeiro Ibero Grand Holiday, que esteve em Maceió esta semana, teve que fazer uma manobra brusca para desviar de um barco pesqueiro, no Litoral Norte de Vitória, capital do Espírito Santo, na madrugada de ontem, e ameaçou virar em alto mar. Os passageiros do cruzeiro viveram momentos de pânico, dentre eles, 210 alagoanos, que embarcaram na última terça-feira, no Porto de Maceió.


De acordo com testemunhas, o barco pesqueiro estava sem iluminação e, por isso, não foi identificado pelo satélite do navio. O comandante é que teria avistado a pequena embarcação no momento que ela passava na frente do transatlântico.


Testemunhas contam ainda que o impacto foi tão grande que os objetos caíram no chão e até a piscina do navio esvaziou.


“Tinha bastante água no deck e eu não tinha noção de nada. Era a água da piscina. A pancada foi enorme. A impressão é que estava rasgando o casco do navio e todo mundo entrou em desespero. Teve gente que correu nu pelo corredor do navio”, revelou em entrevista a um jornal local o autônomo alagoano Luciano Nogueira, que juntamente com sua família embarcou no navio na última terça-feira.


O Ibero Grand Holiday atracou no Porto de Maceió no dia 17, com 1.600 passageiros a bordo, que vinham de Salvador e ficou em terras alagoanas durante sete horas. Segundo informações do Porto de Maceió, 210 alagoanos embarcaram no Ibero Grand Holiday e seguiram com os demais passageiros em direção à capital capixaba.


De acordo com informação da Capitania dos Portos do Espírito Santo, não houve comunicado oficial do comandante do transatlântico sobre a denúncia. A Capitania disse ainda que uma equipe inspecionou a embarcação assim que ele atracou no Porto de Vitória na tarde de ontem. Apesar do susto, ninguém ficou gravemente ferido.


De Vitória, o Grand Holiday segue para Búzios e Rio de Janeiro. A previsão é que mais 600 pessoas tenham embarcado nele em Vitória.


O navio, que tem capacidade para 1.800 pessoas, pesa 46 toneladas, tem 222 metros de comprimento e viaja a 21 nós. Ao todo são 730 cabines, três piscinas, sendo uma infantil, e três jacuzzis.

Segundo testemunhas, vinte minutos após o incidente o comandante informou aos passageiros o que de fato havia acontecido e que a situação já estava normalizada. Durante todo o ocorrido, os passageiros não sabiam o que estava acontecendo e ficaram aflitos. O desespero foi grande, segundo as testemunhas.


A operadora do navio Grand Holiday, a Ibero Cruzeiros, informou que a manobra feita ontem pelo comandante, para desviar de um barco pesqueiro no litoral de Vitória, é considerada um procedimento padrão de emergência e ressalta que todos os cuidados foram tomados para que a segurança dos passageiros e tripulantes fosse preservada e que as autoridades portuárias tinham sido devidamente informadas.

 

cadaminuto //

andrezza tavares com agências