30/09/2025 09:52:14

Alagoas
20/01/2012 09:38:30

Começou a VI Feira dos Municípios Alagoanos

Começou a VI Feira dos Municípios Alagoanos
Feira dos Municipios

Teve início ontem (19) a VI edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, evento que já faz parte do calendário turístico do Estado. Este ano a feira acontece de 19 a 22 de janeiro, no Centro cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento dará aos visitantes uma noção da diversidade cultural e artística de Alagoas, além de fomentar o comércio local em plena alta temporada turística. Durante os quatro dias do evento são esperados mais de 200 mil visitantes.

 

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades locais como o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho e os senadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB), além de outros parlamentares e prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), que junto com o Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (IBCOM) organizam o evento.

 

O principal objetivo da feira é criar oportunidades de negócios, promovendo intercâmbio entre os municípios, além da divulgação do Estado, proporcionando a geração de emprego e renda para pequenos artesãos, empreendedores, associações e cooperativas. 

 

Com o tema “Arte com as Mãos”, esta edição da Feira dos Municípios homenageará os mestres artesãos, que trançam a palha, esculpem a madeira e dão forma a arte alagoana em sua grande diversidade, como é o caso do artesão Cicero Eugênio, 60 anos, de São Miguel dos Campos. Cícero entalha esculturas em tamanho natural usando trocos reflorestados de madeiras.


Em seu discurso de abertura oficial do evento, o então presidente da AMA, Abrahão Moura, ressaltou a importância da realização da feira para economia dos municípios e, principalmente, para identidade cultural do povo, dizendo que essa é uma oportunidade para atrair o turista e integrar o Estado. “O alagoano muitas vezes conhece outros estados, mas não conhece o seu próprio estado”, frisou.

 

Já o governador Teotônio Vilela iniciou sua fala revelando que está habituado às feiras, relembrando sua infância no município de Viçosa. “Aqui está o melhor do artesanato, do folclore e da culinária, que tanto encanta os turistas. Tudo reunido em um só lugar”, disse Vilela sobre a variedade de produtos e serviços que podem ser encontrados nessa edição do evento.

 

Logo após a abertura, houve a posse do novo presidente da AMA, Palmery Neto, prefeito de Cajueiro, que substituirá Abrahão Moura, que se afastou do cargo para tentar a reeleição à prefeitura de Paripueira.

 

Este ano a feira acontece pela primeira vez em janeiro com o objetivo de aproveitar ainda mais o fluxo turístico dessa época do ano. “Os turistas têm a oportunidade, em um espaço de 10 mil metros quadrados, de conhecer a essência de Alagoas”, concluiu o governador. A AMA informou que também está em contato com todo o trade turístico e agências de receptivo para que a feira entre na rota de passeios durante os dias de realização.
 

ojornal-al //

fernando nunes