30/09/2025 09:52:18

17/01/2012 00:05:52

Tv Tribuna União - Veja imagens exclusivas da queda do Mastro de Santa Maria Madalena

Tv Tribuna União - Veja imagens exclusivas da queda do Mastro de Santa Maria Madalena
Estimativa de público foi de 7 mil pessoas

O dia de domingo (15) foi agitado e festivo em União dos Palmares com o inicio das festividades alusivas aos 177 anos da Padroeira do Município, Santa Maria Madalena e paralelamente com a realização da festa intitulada “Carroceiros do Amor” que acontece em dias coincidentes com o inicio dos festejos religiosos (logo após a Procissão do Mastro) e que este ano inaugurou uma casa de shows na cidade.

Desde o inicio da tarde centenas de fieis chegavam ao final da Rua Juvenal Mendonça na periferia e se aglomeravam em numero sempre crescente nas proximidades de um gigantesco mastro de madeira (eucalipto) pintado de azul com 22,30 metros de comprimento que foi carregado pela força da Fé e da tração humana em procissão pelas principais ruas da cidade em um percurso de mais de dois quilômetros.

A procissão segundo estimativas foi acompanhada por cerca de sete mil pessoas dentre estas cavaleiros, amazonas, ciclistas, carroceiros e motociclistas também serviu para muita gente pagar suas promessas obtidas com a Santa Apostola Maria Madalena. Muitas destas pessoas que acompanhavam a procissão usavam roupas poucos comuns do dia-a-dia que simbolizavam as graças alcançadas.

Todo o trajeto transcorreu sem incidentes, embora o registro de alguns católicos que protestaram com veemência pela presença de carros de som ligados a todo volume principalmente na Avenida Monsenhor Clovis Duarte, cujos sons emitidos chegavam até a ofuscar os cânticos religiosos.

Na Praça Basiliano Sarmento, destino final da procissão, a demorada ovação dos católicos se tornou em apreensão quando da primeira tentativa de levantamento da pesada madeira algumas “tesouras” (dois caibros amarrados a pedaços de corda) não suportaram o peso e quebraram fazendo com o que mastro caísse no meio da multidão que tentava ergue-lo.

Apenas um jovem ficou ferido sem muita gravidade o que ensejou comentários entre os católicos. Uma mulher que pediu para não ser identificada comentou em tom de voz baixo: “Santa Maria Madalena demonstrou seu desagrado com algumas coisas que acontecem atualmente praticadas por seus filhos espirituais e por isso demonstrou Seu Amor e Sua Proteção aos Seus filhos particularmente de União dos Palmares” disse a religiosa.

Na segunda tentativa de levantamento que durou menos de cinco minutos, os católicos que pareciam revigorados com a Fé e a Força ao som do repicar dos sinos da Matriz levantaram o pesado mastro, arrancando gritos de ordem de Viva Santa Maria Madalena acompanhados de um longo foguetório.

A Festa na sua edição numero 177 segundo o calendário elaborado pela Paróquia local terá seqüência no próximo dia 23 quando a Bandeira com a imagem da católica pintado a óleo sairá em procissão luminosa da Casa Paroquial na Rua Santa Maria Madalena, percorrerá as ruas principais da cidade e em seguida será hasteada no Mastro erguido ontem defronte a Igreja Matriz onde permanecerá até o dia 3 de fevereiro, ultima data das comemorações.

antonio aragão //

Imagens Neno

 

 


Galeria