Em uma enquete realizada por este sitio de noticias sobre o desejo maior da sociedade palmarina para 2012 ficou evidenciado que o povo de União dos Palmares está preocupado com a segurança pública em nosso município em razão da crescente onda de violência e principalmente pelo sucateamento da Policia Civil que jurisdiciona os municípios circunvizinhos cuja realidade é preocupante: apenas um delegado para responder por seis cidades na região leste do estado que faz fronteira com Pernambuco.
O Delegado de Murici Dr. Gustavo Pires acumulou desde o inicio do ano a função de Delegado de sua distrital, de Branquinha, Delegado Regional de União dos Palmares (Dr. Antonio Nunes delegado titular se encontra em férias) cuja função abrange a cidade de Santana do Mundaú (exercida cumulativamente pelo Regional) e delegado distrital de São José da Laje (Dr. Ednaldo Marques) se encontra de licença médica e também acumula quando em atividade à Delegacia de Ibateguara.
O acumulo de atividades nas seis delegacias proporcionou que o Dr. Gustavo Pires (que pediu para não falar sobre o assunto) tivesse direito ao ano Novo no convívio de seus familiares, já que o numero de policiais a disposição principalmente na Delegacia Regional é resumido e os agentes também exercem as função de agentes de presídio se revezando durante as noites.
O problema se agrava com a interdição judicial da Delegacia de São José da Laje, que a exemplo de União também não dispõe de viatura em funcionamento ocasionando o crescimento da população carcerária na sede da Regional que só dispõe de três xadrezes (a capacidade normal seria apenas de quatro detidos por cela), mas atualmente conta com 38 detidos, o que a torna, segundo observadores “um barril de pólvora” pela presença de traficantes, criminosos, assaltantes, estupradores e outros tipos de delinqüentes amontoados em um espaço pequeno e insalubre, podendo a qualquer momento ocorrer uma chacina, uma fuga em massa ou uma rebelião.
antonio aragão //