25/06/2024 20:57:32

Alagoas
28/11/2011 23:23:12

Cercas são derrubadas para garantir área de reserva legal em assentamento


Cercas são derrubadas para garantir área de reserva legal em assentamento
Assentamento Flor do Bosque em Messias
As cercas erguidas na área que deveria ser destinada à reserva legal dentro do assentamento Flor do Bosque foram derrubadas nesse domingo (27). As pessoas foram avisadas para retirar do local, nos próximos dias, as casas e casebres ou algum tipo de plantio que tenha sido feito. A ação organizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), foi realizada na data limite do prazo de quatro meses dado à desocupação.

A denúncia de que pessoas da região estariam se apropriando de modo irregular de terras, dentro do assentamento, foi feita por lideranças e representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que também estiveram no local. A Fazenda Flor do Bosque possui um total de 358 hectares, sendo que dos 72 hectares que deveriam estar destinados à reserva legal apenas 11 possui vestígios da mata atlântica.

Mesmo que o IMA atenda a um pedido de apoio para recuperação da vegetação, com indicação das espécies nativas ideais para a região, é preciso deixar a área livre para ela se recuperar”, disse o diretor de Unidades de Conservação, Alex Nazário. Para ter certeza da extensão e limites do que deveria ser reserva legal, técnicos da Gerência de Geoprocessamento, também estiveram no local, vez que alguns marcos colocadas para delimitar a Fazenda foram arrancados.

Durante a ação foram retirados aproximadamente 900 metros de cerca. “Há quatro meses nós estivemos no assentamento e avisamos a todos para que não construíssem mais e nem se apropriassem indevidamente da área, agora voltamos para cumprir com a desocupação”, afirmou Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA. Ele disse ainda que os assentados também precisam cooperar com informações sobre novas ocupações. “Nossa equipe não é grande o suficiente para acompanhar com freqüência a Fazenda.

Lideranças do assentamento ajudaram durante a ação e na retiradas das cercas. A representante da CPT, Heloísa Amaral, solicitou ainda que o IMA colocasse placas indicativas nas áreas da reserva legal, “para que todos saibam os limites dentro do assentamento”. Adriano disse que “nós nos comprometemos em atender as solicitações e fiscalizar, mas precisamos da cooperação dos assentados, no sentido de garantir a preservação do que ainda existe e recuperação do que for necessário”.


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News