05/10/2024 09:19:48

02/12/2007 00:00:00

Interior


Interior

O prefeito de Palmeira dos Índios, Albérico Cordeiro (PHS), será julgado na próxima quarta-feira pelo Tribunal Regional da 5ª Região, em Recife. No seu segundo mandato, o gestor, que foi deputado federal em cinco legislaturas, está sendo acusado de crime de responsabilidade, improbidade administrativa, desvios de recursos federais, além de outros ilícitos.

Um fato novo nesse julgamento é a mudança do relator, que estava sobre a responsabilidade do desembargador Ridalvo Costa, que foi aposentado compulsoriamente. O novo relator do processo é o desembargador Vladimir Souza Carvalho. O pedido do Ministério Público Estadual tem respaldo do Ministério Público Federal e tem base em relatórios emitidos pelo Tribunal de Contas de Alagoas, que analisou as contas do município palmeirense na gestão do prefeito Albérico Cordeiro, no seu primeiro mandato, no período de 2001/2004.

Nesse período, foram constatadas inúmeras irregularidades, sobretudo nas secretarias de Educação e Saúde. O relatório foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. O processo já percorreu todos os trâmites legais e após a denúncia do Ministério Público o prefeito Cordeiro apresentou sua defesa através de advogados contratados em Recife e Brasília, onde mantém bom relacionamento desde os tempos da sua atuação na Câmara dos Deputados.

Irregularidades

Dentre as irregularidades que constam nos relatórios do Tribunal de Contas de Alagoas está o desvio de finalidades na aplicação das verbas do Fundef, a compra de insumos sem licitação, prestação de serviços superfaturados e empresas de tecidos, entre outras irregularidades. O relator do processo no Tribunal de Contas de Alagoas foi o conselheiro Luiz Eustáquio Toledo.

Em Palmeira dos Índios, município localizado na região Agreste do Estado, distante de Maceió 133 quilômetros, o julgamento do prefeito Albérico Cordeiro está sendo aguardado com muita expectativa. As opiniões da população são divergentes com relação ao envolvimento do prefeito em corrupção.

Recentemente, dois aliados de Cordeiro foram presos na Operação Carranca da Polícia Federal, o presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, Denisval Basílio (PTB) e o secretário municipal de Obras, José Antonio. A reportagem do Alagoas24 horas tentou um contato com o prefeito Albérico Cordeiro, mas o celular estava fora de área. Um dos seus assessores confirmou a realização do julgamento.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 39
Google News