16/06/2024 05:54:43

Municípios
19/10/2011 20:33:55

Traficantes tentam invadir escola na Pitanguinha para matar irmã de rival


Traficantes tentam invadir escola na Pitanguinha para matar irmã de rival
Tiroteio durou mais de uma hora segundo testemunhas

Quinze traficantes da Grota do Estrondo tentaram invadir, na tarde desta quarta-feira (19), a Escola Estadual Sebastião da Hora, na Pitanguinha, para matar a irmã de um traficante rival e outros quatro alunos. Eles só foram impedidos pela gangue adversária, que foi informada das intenções dos inimigos.

 

De acordo com o cabo Ângelo, do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os criminosos que pretendiam invadir a escola foram interceptados pelos rivais quando ainda subiam a grota, e o tiroteio entre as duas gangues durou quase uma hora.

 

Enquanto militares do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) faziam a segurança na parte alta, três guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e duas do 5º BPM desceram a grota em busca dos traficantes. O tiroteio cessou quando os bandidos viram os policiais. Os moradores da área não quiseram passar informações à PM, alegando que não viram nada. “Não é a primeira vez que isso acontece, mas hoje o tiroteio foi intenso”, disse o cabo.

 

Apreensão

 

A diretora da escola, que pediu para não ser identificada por medo de represálias por parte dos traficantes, contou à reportagem do Tribuna Hoje que as meninas que seriam alvo dos bandidos passaram a semana inteira apreensivas.

 

Ela disse não ter conhecimento de que algum aluno fosse traficante, mas é fato que vários são irmãos, primos e namoradas. “Todos os dias os alunos chegam aqui contando histórias de quem foi assassinado na grota. Os crimes acontecem em todos os horários do dia e a escola é o refúgio dos alunos”, disse a diretora, revelando que na manhã desta mesma quarta-feira, um traficante, que é irmão de um aluno, foi alvo de uma tentativa de homicídio na área.

 

“Eles [os alunos] já chegaram assustados com isso. Foram mais de vinte tiros, mas o rapaz conseguiu escapar”, contou a diretora. “Nós aqui somos neutros com relação ao tráfico, mas a proximidade com a grota torna as coisas bem complicadas. Nós só queremos proteger nossos alunos”, concluiu. Vale destacar que o prédio onde funciona o 7º Distrito Policial (DP) da Capital fica nos fundos da escola. Após o tiroteio, as aulas foram suspensas e os alunos liberados somente na presença dos pais.

 

Um funcionário da escola revelou que, não raro, os traficantes entram na escola armados para jogar futebol em uma quadra de esportes e para encontrar suas namoradas. Segundo o funcionário, para entrar, os bandidos usam uma passagem pelo muro, onde eles mesmos retiraram os “espetos” das grades.

 

Segundo alunos e professoras da Escola Sebastião da Hora, a disputa entre gangues rivais por pontos de tráfico na Grota do Estrondo tem se intensificado nos últimos meses. Em sua maioria, os traficantes são jovens de 18 a 20 anos, além de muitos menores de idade. “Eles são todos magrinhos, mas não são de brincadeira”, descreveu uma aluna, dizendo-se com medo por ser namorada de um dos bandidos.  

 

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que a direção teve de suspender as aulas por conta de troca de tiros na altura da grota. “Mas, digamos, com essa intensidade, é a primeira vez. Todos ficaram muito à flor da pele”, lamentou um funcionário, fomentando que essa foi a segunda vez só este ano. Como sugestão, o cabo Ângelo, do 5º BPM, divagou sobre a instalação de um posto no local. “Como a criminalidade aqui é grande, seria interessante que se fizesse o mesmo que no conjunto Carminha [no bairro do Benedito Bentes], onde foi instalada uma Base Comunitária recentemente”, conclui.


tribunahoje //

petrônio viana e breno airan



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 314
Notícias Agora
Google News