16/06/2024 07:56:16

Educação
19/10/2011 17:14:42

Estudantes da rede pública estadual participam de simulado


Estudantes da rede pública estadual participam de simulado
Ilustração

Faltando quatro dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 1.141 estudantes da rede pública estadual participam dos últimos preparativos para a prova. Nesta segunda e terça-feira (17 e 18), 17 unidades de ensino subordinadas à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) aplicaram um simulado com alunos do Ensino Médio que farão o exame.

 

Na Escola Estadual Dr. Miguel Guedes Nogueira, em Chã da Jaqueira, 130 alunos fizeram a prova simulada. Na ocasião, eles fizeram 90 questões de Ciências Humanas e da Natureza (Biologia, Química, Física, História, Sociologia, Filosofia) e tiveram o tempo de 4h para respondê-las.

 

De acordo com Maria José Ferreira de Moraes, responsável pela 1ª CRE, a aplicação das provas seguiu os mesmos padrões do que será realizado no Enem. “Os portões foram fechados às 13h e a aplicação começou às 13h30. Conseguimos entregar as avaliações nas escolas ainda no turno matutino e tudo correu dentro da normalidade. A participação dos alunos foi muito efetiva. É perceptível o engajamento deles”, relatou.

 

A diretora geral da escola, Higina Clésia Quirino, conta que a iniciativa foi bem recebida pelas estudantes. “Eles percebem a aplicação destas provas com muito bons olhos. Tudo correu de forma muito tranquila e seguiu os padrões que eles irão encontrar este fim de semana no Enem”, adiantou.

 

Embasamento técnico

 

A aluna Amanda Kelly, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, contou que as provas do 1º dia de simulado estavam bem contextualizadas. “As questões tinham enunciado um pouco mais complexo do que o que estamos acostumados e isso exige mais tempo para fazê-las. Mas, as provas de hoje foram boas”, comentou.

 

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Luciano Rosival da Silva, 18 anos, comentou o nível das provas. “A simulação que participamos hoje nos deu uma boa noção daquilo que iremos encontrar no dia do Enem. Sinto-me preparado para o que vou enfrentar”, assegurou.

 

Segundo dia

 

Na terça-feira (18), segundo dia do teste, os alunos fizeram mais uma prova com 90 questões. Eles responderam perguntas sobre Linguagens, Códigos e Tecnologia (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física) e Matemática, além da Redação. O tempo estipulado para conclusão das provas foi de 5h.

 

Dados da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suges/SEE) revelam que foram inscritos 74.116 alunos (escolas públicas e privadas do Estado) para concorrerem a vagas para universidades e 6.471 candidatos concorrem à certificação do Ensino Médio.

 

Escolas

 

As provas também foram aplicadas nas escolas estaduais Edmilson Pontes (Farol), Edson dos Santos Bernardes (Vergel), Nossa Senhora do Bom Conselho (Bebedouro), José Maria Correia das Neves (Prado), Tavares Bastos (Farol), Tiradentes (Trapiche), Rosalvo Ribeiro (Bebedouro), Aurelina Palmeira (Vergel), Miguel Guedes Nogueira (Bebedouro), Professor Anaías de Lima Andrade (Vergel).

 

Outras unidades que também realizaram o simulado foram Rosa da Fonseca (Marechal Deodoro), Guiomar de Almeida Peixoto (Ponta Grossa), Alberto Torres (Bebedouro), Josefa da Conceição da Costa (Canaã), Deodoro da Fonseca (Marechal Deodoro), Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual Erivalda Tavares (CAP), na Escola Ciro Accioly (Centro) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Paulo Freire (Centro).


agênciaalaogas //

ricardo moresi



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 317
Notícias Agora
Google News