06/07/2024 15:20:35

28/11/2007 00:00:00

Interior


Interior

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jadir Ferreira, anunciou, nesta terça-feira, que novos municípios podem ter seus pedidos de situação de emergência promulgados em breve, em decorrência da estiagem. O coronel, que também responde pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, alerta, porém, para erros na formulação do relatório de avaliação dos danos – o Avadan – por parte dos municípios, o que pode acarretar em atrasos no reconhecimento da situação destas cidades. Ele afirma, ainda, que as medidas necessárias e pertinentes à Coordenadoria de Defesa Civil já estão sendo tomadas para minimizar os prejuízos.

Segundo Jadir Ferreira, mais 13 municípios estão com o processo de homologação adiantado, porém, em virtude de problemas técnicos na elaboração do Avadan, as prefeituras demoram a receber ajuda do governo federal. “O prefeito e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, por vezes, cometem equívocos na pontuação das necessidades inseridas no Avadan. Pequenos detalhes são indeferidos quando chegam à Secretaria Nacional de Defesa Civil”, explica.

O próximo passo, de acordo com o coronel Jadir, é a Defesa Civil Estadual enviar uma comissão para conferir a real situação do ao município em virtude da ausência de chuvas. “Apenas com o aval dessa comissão é que homologamos o pedido de instalação de situação de emergência nas cidades”, disse, alertando que leva-se um certo tempo desde o pedido de homologação até sua decretação. “De três a quatro meses; este é o tempo de resposta estipulado pelo governo federal”, avisa.

Em virtude da lentidão na chegada do auxílio federal, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enviou para o Gabinete Civil uma estimativa de custos para subsidiar a compra de água de forma imediata, através da Casal, até a aprovação dos pedidos alagoanos e seu devido atendimento.

“Com a chegada da ajuda do governo federal, o Exército fica encarregado de promover a operação de abastecimento das reservas de água nos municípios em situação de emergência. A Coordenadoria de Defesa Civil apenas acompanha o trabalho federal”, explica o coronel.

Os municípios em processo de decretação de emergência são Estrela de Alagoas, Olho d’Água das Flores, Ouro Branco, Carneiros, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Pariconha, Batalha, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Palestina, Piranhas, e Poço das Trincheiras.

“As homologações ainda não aconteceram, mas, brevemente, a Defesa Civil, ao término do processo de inspeção, encaminhará a homologação para serem publicadas em Diário Oficial, oficializando a situação de emergência nas localidades”, afirma o coronel.

Fonte: Agência Alagoas



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News