05/10/2024 06:58:05

23/11/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Em função das constantes reclamações da população local e cidades circunvizinhas referentes à demora na entrega das Cédulas de Identidade (RG), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Edvan Correia conhecido como Bobo (PTB) apresentou requerimento no plenário da casa solicitando a aprovação para uma audiência publica no próximo dia 27 de novembro com a presença do Diretor Geral do Instituto de Identificação de Alagoas Luiz Geraldo.

Nos motivos que levaram o edil a solicitação ele explicou que “a Carteira de Identidade como é conhecido o RG em nossa região é um pesadelo para aqueles que necessitam do documento que demoram até quatro meses para chegar ao cidadão que o requer nas dependências do 2º BPM aqui em União dos Palmares. Temos conhecimento que o requerimento com os documentos acostados são levados para Maceió e lá entram em fila de espera o que no nosso entender é inconcebível, pois determinadas pessoas tem urgência no documento fundamental para o exercício de qualquer atividade ou para adquirir outros documentos”.

Um popular que assistia a reunião do legislativo mirim disse a reportagem que “o vereador Bobo é imbuído das melhores intenções para a comunidade, mas foi muito gentil com o Instituto de Identificação, pois minha filha demorou mais de um ano para receber a identidade mesmo necessitando do documento com urgência para fins escolares”.

“Recentemente a grande imprensa nacional destacou que uma escola mandou retirar das salas de aula alunos que faziam um exame por haverem apresentado o protocolo dos RGs. Por enquanto, não temos noticias de fato semelhante em Alagoas, mas e se por acaso ocorrer e a comunidade for ainda mais prejudicada?” finalizou o vereador.

Em Maceió

Sobre o tema, após o pronunciamento do vereador a Tribuna realizou uma rápida enquete pelas ruas da cidade e constatou de uma senhora a seguinte declaração: “Fui assaltada e os bandidos levaram toda minha documentação. Como sabia na demora da entrega da Identidade em União, sai as três horas da manhã daqui de União com destino aoo Instituto de Identificação em Maceió, e fiquei exposta a chuva da madrugada entre quatro e meia até as 10,15 na esperança de receber meu documento, mas fui informada que somente daquela data até quinze dias seguintes é que poderia ter acesso ao meu RG. Isto é um absurdo na época moderna”.

Em União

O quadro acima exposto é a expressão da verdade, feita em tom de desabafo, e foi publicado para que os leitores façam um comparativo dos fatos, adicionando-se o detalhe que a Lei vigente no Brasil determina expressamente que uma certidão em órgão publico tem que ser expedida no prazo máximo de cinco dias sob pena de punição por prevaricação do responsável pela repartição requerida.

Espera-se que o senhor Luiz Geraldo ao ser sabatinado na próxima terça feira explique convincentemente a população sobre o caos do Instituto de Identificação de Alagoas que em União dos Palmares a exemplo de todo estado funciona precariamente, graças ao trabalho de um abnegado policial militar.

Da Redação



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 39
Google News