12/02/2026 21:48:30

Saúde
10/02/2026 21:00:00

Estudo busca compreender o impacto do estresse e saúde mental entre os funcionários técnicos das universidades federais

Pesquisa voluntária visa ampliar a compreensão sobre os fatores que afetam o bem-estar e as licenças por motivos de saúde dos servidores administrativos

Estudo busca compreender o impacto do estresse e saúde mental entre os funcionários técnicos das universidades federais

Uma investigação está recrutando técnicos administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em todo o Brasil com o objetivo de analisar os níveis de ansiedade acadêmica e o estado psicológico dos colaboradores, além de explorar a ligação entre esses aspectos e o afastamento por licença médica.

A participação na pesquisa é opcional, confidencial e essencial para dar voz às experiências daqueles que mantêm o funcionamento das universidades. Sob a coordenação da estudante de mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Edna da Silva Gomes, o estudo está sendo conduzido com o respaldo do professor Leogildo Alves Freire, do Instituto de Psicologia da Ufal, e do professor Gleidson Diego Lopes Loureto, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Nosso objetivo é preencher uma lacuna na produção acadêmica, uma vez que muitas pesquisas abordam o estresse de professores e estudantes, mas há poucos trabalhos focados nos técnicos administrativos”, explica Edna.

Segundo a pesquisadora, as exigências crescentes e a rotina intensa nas universidades federais têm impulsionado a urgência de estudos relacionados ao tema. “Queremos destacar as experiências daqueles que sustentam, administram e mantêm o funcionamento das instituições de ensino”, acrescenta Edna.

Ela observa que os profissionais frequentemente enfrentam pressão constante, responsabilidades acumuladas e a necessidade de aprimoramento contínuo, fatores que podem contribuir para problemas de saúde mental e, em alguns casos, levar ao afastamento por motivos de saúde. O objetivo do estudo é avaliar o grau de estresse experimentado pelos servidores técnico-administrativos e ajudar na criação de ações institucionais que promovam o bem-estar psicológico e o fortalecimento das universidades.

Para obter uma amostra representativa, é fundamental que técnicos de todas as regiões do país participem preenchendo um questionário online. Podem participar profissionais que estão afastados devido a licença médica, aqueles que já retornaram às atividades ou ainda aqueles que estão em exercício, mas consideram solicitar licenças futuras.

Todas as respostas serão tratadas com sigilo, sem identificação dos participantes. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal, sob o parecer nº 6.147.114. Ao concluir o questionário, os envolvidos poderão fazer o download do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). 

Participe acessando o formulário: https://forms.gle/KAy6VzkJooerhpMT8 Para dúvidas, o contato pode ser feito com o Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica (LAPAP), localizado no Instituto de Psicologia da Ufal, pelos telefones (82) 3214-1786 / (82) 98857-0225 ou pelo e-mail edna.gomes@ics.ufal.br.