09/02/2026 21:17:11

Entretenimento
07/02/2026 23:00:00

Festa vibrante em Maceió: Pinto da Madrugada encanta milhares com frevo e homenagem a Kara Veia

Desfile tradicional atrai público de várias regiões e reforça o papel de Alagoas no calendário carnavalesco nacional

Festa vibrante em Maceió: Pinto da Madrugada encanta milhares com frevo e homenagem a Kara Veia

Neste sábado (7), a emblemática celebração do Pinto da Madrugada retornou às ruas de Maceió, pintando a orla com cores, ritmos de frevo e atmosfera de alegria. O evento superou as expectativas dos organizadores, reunindo aproximadamente 600 mil foliões que percorreram cerca de 5 km, desde a área de Ponta Verde até Jatiúca.

Fundador do bloco, Braga Lyra, explica que o Pinto da Madrugada foi criado com a intenção de promover um espaço inclusivo e democrático, onde diferentes gerações possam celebrar a cultura do frevo. Na edição deste ano, a homenagem foi ao cantor Kara Veia, reforçando a tradição de valorizar ícones locais.

“Desde 1999, quando criamos o Pinto da Madrugada, nosso coração pulsa por um evento aberto, livre e democrático. Com frevo ao vivo e uma orquestra na avenida, o bloco simboliza reencontros de alegria, amor, fantasias, irreverência, encontros familiares e de amigos. Essa essência é o que diferencia o Pinto de outras festas carnavalescas”, declara Lyra.

O público investiu bastante em fantasias elaboradas para curtir a maior celebração de rua de Alagoas, que este ano homenageou Kara Veia. A fantasia de pirata foi a escolhida pela organização, enquanto várias orquestras de frevo acompanharam os foliões durante todo o percurso na orla.

A tradição de arrastar multidões na orla da capital permanece firme, atraindo moradores e visitantes de diferentes regiões do país. Fotos de Allison Frazão ilustram esse momento de grande entusiasmo.

O evento, que já se consolidou como destaque nacional, também evidencia a importância de Alagoas na cena carnavalesca brasileira.

“Nosso tema neste ano foi ‘Um mar de alegria’, refletindo não só a beleza da orla mais encantadora do mundo, mas também o espírito contagiante que o Pinto da Madrugada traz para a avenida”, explica Lyra.

Além dos moradores de Alagoas, turistas de outros estados participaram do festejo ao som vibrante do frevo. A catarinense Karina Miranda revelou que decidiu participar após perceber o clima familiar do evento.

“Gostei muito, adoro agitação, Carnaval. Foi uma experiência maravilhosa. Ontem, estivemos no Jaraguá, vimos muitas crianças e idosos, tudo muito tranquilo, por isso decidimos vir hoje”, conta Karina.

Já Daniel Willoughby, natural de Londres, veio apreciar as prévias carnavalescas em Maceió e se surpreendeu com a recepção calorosa e o alto astral do público.

“Já visitei Maceió várias vezes e adoro a cidade. Aqui há muitas atrações, as pessoas são incríveis, recomendo muito. Hoje, o clima está excelente, muita gente na rua curtindo o pré-carnaval, é sensacional”, afirma.

Os vendedores ambulantes também comemoraram o movimento intenso ao longo do sábado na orla. Com o calor forte na cidade, a multidão buscou refrescos e hidratação durante o percurso do bloco.

Representando o interior do estado, orquestras de Penedo, Matriz de Camaragibe, Traipu e São Miguel dos Campos marcaram presença no Pinto da Madrugada, ao lado de diversos outros blocos que participaram do maior desfile de rua de Alagoas.

“É uma alegria de amigos que se reúnem anualmente para celebrar a união e a cultura. Muitos blocos se juntam ao Pinto da Madrugada, fortalecendo o espírito de convivência e fraternidade”, destaca Lívía Lyra, diretora do evento.

O desfile contou com a presença de pessoas de todas as idades, de diferentes regiões, incluindo moradores locais e turistas. Crianças, idosos, nativos e visitantes reforçam a tradição do Pinto da Madrugada, que continua sendo um símbolo do carnaval em Alagoas.