05/02/2026 23:47:13

Acidente
05/02/2026 19:00:00

Operação Federal Desmantela Rede de Fraudes que Aproveitava Dados de Terceiros para Financiamentos de Veículos em Maceió

Ação policial resulta em três mandados de busca e apreensão na capital alagoana, revelando esquema criminoso envolvendo falsificação de documentos e uso indevido de informações.

Operação Federal Desmantela Rede de Fraudes que Aproveitava Dados de Terceiros para Financiamentos de Veículos em Maceió

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal desencadeou a Operação Desvio Ilusório, investigando uma rede especializada em fraudes na obtenção de financiamentos de automóveis, através do uso não autorizado de dados pessoais de terceiros. A operação foi realizada na cidade de Maceió.

Ao todo, foram expedidos três mandados de busca e apreensão, todos cumpridos em residências localizadas na capital do estado de Alagoas, sob determinação da 13ª Vara Federal.

A investigação teve início após uma instituição financeira detectar irregularidades em alguns financiamentos concedidos, notificando as autoridades competentes. O inquérito revelou a atuação de um grupo organizado responsável pelo golpe conhecido como “finanço falso”, no qual veículos são adquiridos por meio de créditos fraudulentos, geralmente sem entrada inicial e em nome de indivíduos que desconhecem a operação.

De acordo com informações da Polícia Federal, os veículos envolvidos eram rapidamente revendidos no mercado clandestino por valores inferiores aos de tabela, enquanto as parcelas não eram quitadas, dificultando a recuperação dos bens pelo banco e gerando prejuízos à instituição financeira.

As investigações também apontaram a participação direta de um funcionário da própria instituição, que atuava como correspondente bancário. Ele teria utilizado seus acessos aos sistemas internos para aprovar créditos em nome das vítimas sem o seu consentimento.

Outros membros do grupo se encarregavam de falsificar documentos, criar contas de e-mail falsificadas usando nomes de terceiros e assinar eletronicamente contratos através de seus telefones pessoais. Após a liberação do financiamento, os veículos eram retirados de concessionárias e entregues a receptadores para revenda ilegal.

Os suspeitos podem ser processados por crimes relacionados ao Sistema Financeiro Nacional, formação de organização criminosa, estelionato e receptação. Caso condenados, as penas máximas podem ultrapassar 15 anos de prisão.