03/02/2026 21:39:08

Acidente
03/02/2026 12:00:00

Novo medicamento em forma de comprimido está em análise pela Anvisa para tratamento de obesidade

Empresa busca autorização para versão oral do Wegovy, que já é utilizado na forma injetável no Brasil

Novo medicamento em forma de comprimido está em análise pela Anvisa para tratamento de obesidade

A farmacêutica multinacional Novo Nordisk apresentou uma solicitação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para obter o registro do seu medicamento Wegovy na versão em comprimidos, contendo semaglutida oral de 25 mg.

A intenção é que essa formulação seja indicada para o combate à obesidade em adultos e também para a manutenção da perda de peso ao longo do tempo.

Além disso, o pedido contempla a inclusão da indicação de redução do risco de eventos cardiovasculares graves, tais como infarto, AVC e óbito por causas cardíacas, em indivíduos com excesso de peso ou obesidade e pelo menos uma condição médica relacionada ao peso.

O pedido fundamenta-se nos resultados do programa de estudos OASIS, especialmente o fase 3 denominado OASIS 4. Nesse estudo clínico de 64 semanas, 307 participantes adultos com obesidade ou sobrepeso, acompanhados por apresentarem uma ou mais comorbidades relacionadas ao peso, receberam a versão oral de Wegovy® junto a uma dieta de restrição calórica e prática regular de exercícios físicos. Os resultados indicam uma média de perda de peso de 16,6%, enquanto o grupo que recebeu placebo teve uma redução de apenas 2,7%.

De acordo com as informações divulgadas, os efeitos adversos mais frequentes foram de origem gastrointestinal, com intensidade leve ou moderada, e compatíveis com o perfil já conhecido da semaglutida em suas diferentes formas, como os medicamentos injetáveis Wegovy (2,4 mg) e Ozempic (1 mg), além da versão oral para diabetes, Rybelsus (14 mg).

No Brasil, o Wegovy na sua apresentação injetável foi aprovado pela ANVISA em janeiro de 2023 e a previsão de início das vendas é para agosto de 2024. Desde dezembro de 2025, o medicamento também possui autorização para uso no tratamento da esteatohepatite associada à disfunção metabólica (MASH) em adultos com fibrose moderada a avançada, sem sinais de cirrose hepática.

A Novo Nordisk, de origem dinamarquesa, atua no mercado brasileiro desde 1990. Atualmente, a empresa conta com mais de 2 mil colaboradores, com sede em São Paulo (SP) e uma unidade de produção em Montes Claros (MG). Em nível global, a companhia tem presença em aproximadamente 170 países.