No sábado (24), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) desembarcou no Distrito Federal equipado com um colete à prova de balas, após uma jornada de seis dias caminhando ao longo da BR-040.
A caminhada, que totalizou aproximadamente 240 quilômetros, foi iniciada na cidade de Paracatu, em Minas Gerais, na última segunda-feira (19), e deve ser concluída ao meio-dia de domingo (25), na Praça do Cruzeiro, com uma manifestação pública marcada para o local.
Durante sua chegada, o parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais onde uma multidão canta o canto "Acorda Brasil!". A legenda do post dizia: "Chegamos em Brasília. Falta pouco!".
A assessoria do deputado confirmou ao Portal iG que o colete foi utilizado na chegada à capital. O propósito da mobilização é alertar para o que Ferreira caracteriza como abusos recentes no país, incluindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em uma carta aberta, ele denuncia a "desumanização dos brasileiros detidos após o dia 8 de janeiro, submetidos a procedimentos ilegais, parciais e arbitrários, além de evidenciar uma perseguição sistemática a opositores políticos, entre eles Bolsonaro".
Ferreira acrescenta ainda que a causa também envolve a necessidade de derrubar o veto à dosimetria das penas no Congresso. Ao chegar na Praça do Cruzeiro, a comitiva participará de uma manifestação que, segundo a equipe do deputado, visa manter o caráter simbólico e pacífico da caminhada, estimulando a população a refletir sobre o atual cenário político e institucional.
Em outro destaque, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertou sobre "riscos inerentes" na caminhada de Ferreira, enquanto a segurança ao redor do Palácio do Planalto foi intensificada neste sábado (24). Grades instaladas no entorno do edifício reforçam as precauções, antecipando possíveis manifestações nos dias seguintes à conclusão do percurso.