06/02/2026 02:29:06

Acidente
25/01/2026 04:00:00

Deputado Nikolas Ferreira realiza marcha de sete dias e chega protegido por colete à prova de balas em Brasília

Caravana de 240 km desde Minas Gerais finaliza com evento simbólico na Praça do Cruzeiro, enquanto reforços de segurança são implementados no Palácio do Planalto

Deputado Nikolas Ferreira realiza marcha de sete dias e chega protegido por colete à prova de balas em Brasília

No sábado (24), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) desembarcou no Distrito Federal equipado com um colete à prova de balas, após uma jornada de seis dias caminhando ao longo da BR-040.

A caminhada, que totalizou aproximadamente 240 quilômetros, foi iniciada na cidade de Paracatu, em Minas Gerais, na última segunda-feira (19), e deve ser concluída ao meio-dia de domingo (25), na Praça do Cruzeiro, com uma manifestação pública marcada para o local.

Durante sua chegada, o parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais onde uma multidão canta o canto "Acorda Brasil!". A legenda do post dizia: "Chegamos em Brasília. Falta pouco!".

A assessoria do deputado confirmou ao Portal iG que o colete foi utilizado na chegada à capital. O propósito da mobilização é alertar para o que Ferreira caracteriza como abusos recentes no país, incluindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em uma carta aberta, ele denuncia a "desumanização dos brasileiros detidos após o dia 8 de janeiro, submetidos a procedimentos ilegais, parciais e arbitrários, além de evidenciar uma perseguição sistemática a opositores políticos, entre eles Bolsonaro".

Ferreira acrescenta ainda que a causa também envolve a necessidade de derrubar o veto à dosimetria das penas no Congresso. Ao chegar na Praça do Cruzeiro, a comitiva participará de uma manifestação que, segundo a equipe do deputado, visa manter o caráter simbólico e pacífico da caminhada, estimulando a população a refletir sobre o atual cenário político e institucional.

Em outro destaque, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertou sobre "riscos inerentes" na caminhada de Ferreira, enquanto a segurança ao redor do Palácio do Planalto foi intensificada neste sábado (24). Grades instaladas no entorno do edifício reforçam as precauções, antecipando possíveis manifestações nos dias seguintes à conclusão do percurso.