20/01/2026 05:09:01

Acidente
19/01/2026 21:00:00

UPAs de Maceió introduzem espaço dedicado ao apoio psicológico aos seus funcionários

Iniciativa visa promover o bem-estar emocional dos profissionais durante a campanha Janeiro Branco

UPAs de Maceió introduzem espaço dedicado ao apoio psicológico aos seus funcionários

Durante o mês de conscientização Janeiro Branco, que foca na importância da saúde mental, as unidades de atendimento de urgência em Maceió — Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra — reforçam seus esforços ao disponibilizar uma estrutura específica para apoio psicológico a seus colaboradores.

Trata-se de uma sala de acolhimento emocional, criada para oferecer suporte e prevenção. A chamada Sala de Escuta Psicológica funciona como um espaço dedicado ao cuidado emocional, destinado exclusivamente aos funcionários das UPAs, administradas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

O local proporciona um ambiente ético, acolhedor e humanizado, onde os profissionais podem compartilhar suas experiências, ansiedades, dúvidas ou dificuldades emocionais, independentemente de estarem relacionadas ao trabalho ou não. Segundo a psicóloga organizacional da UPA Santa Lúcia, Lavínia Carvalho, as consultas podem ser realizadas espontaneamente, durante o expediente de plantão, sem necessidade de encaminhamento formal ou justificativa.

A medida tem por objetivo facilitar o acesso ao apoio psicológico e reforçar a importância de tratar a saúde mental como parte da rotina dos profissionais da saúde. Ela também destacou que buscar ajuda psicológica não representa sinal de fraqueza, mas sim um ato de autocuidado. Profissionais que recebem suporte emocional tendem a atuar com mais equilíbrio, segurança e eficiência, o que impacta positivamente na qualidade do atendimento ofertado à população.

O movimento Janeiro Branco, criado em 2014, convoca a sociedade a priorizar o cuidado com a saúde mental. Em 2026, o movimento reforça que cuidar da mente é uma responsabilidade coletiva. Este ano, o tema — PAZ, EQUILÍBRIO E SAÚDE MENTAL — enfatiza a necessidade de desacelerar, reorganizar emoções e fortalecer vínculos mais humanos.

Afinal, o bem-estar psicológico não é um luxo, mas a base para uma vida mais plena e saudável.