A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ingressou em um grupo seleto de instituições de ensino superior reconhecidas por sua excelência global, após a divulgação dos resultados da Avaliação Quadrienal promovida pela Capes (2021-2024). Este marco representa uma conquista inédita, refletida na melhora de conceitos de 17 de seus programas de pós-graduação, com destaque especial para o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, que saltou de nota 5 para o conceito máximo 7.
Segundo a análise da avaliação, a Ufal atingiu a pontuação máxima em seu programa de Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, que atualmente é coordenado pela professora Taciana Kramer, com a vice-coordenação sob responsabilidade de Ana Malhado. Fundado em 2009, o programa vem promovendo ensino, pesquisa e intercâmbio científico tanto na esfera regional quanto internacional, incentivando debates e parcerias estratégicas.
Com esse reconhecimento, a universidade agora conta com três programas de pós-graduação classificados com o nível de excelência internacional. Além do PPG-Dibict, também destacam-se os cursos de Física, que obteve conceito 6, e o Doutorado em Biotecnologia — Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), que manteve sua nota 6, resultado do esforço coletivo de sua equipe. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, exaltou a dedicação de todos, afirmando que os resultados reforçam a qualidade dos pesquisadores e o valor dos cursos oferecidos pela instituição.
Ela também enfatizou que a conquista é fruto de trabalho árduo, superação de obstáculos, e paixão pelo avanço do conhecimento. “Essa vitória é de todos que fazem a pós-graduação na Ufal. Nosso compromisso é continuar influenciando a sociedade por meio da ciência”, afirmou.
O objetivo da avaliação da Capes é analisar os cursos de mestrado e doutorado, levando em consideração critérios como produção científica, formação de recursos humanos, impacto social, atuação dos docentes e discentes, internacionalização e planejamento estratégico. As notas variam de 1 a 7, sendo que 3 indica desempenho mínimo, 4 e 5 representam bom desempenho e consolidação, e 6 e 7 indicam programas de excelência reconhecida internacionalmente.
Walter Matias, coordenador de pós-graduação da Propep, destacou que os avanços recentes decorrem de esforço contínuo e do compromisso de toda a equipe. Ele reforçou que a avaliação reforça a dedicação da universidade com a pesquisa de alta qualidade, além de sua postura de responsabilidade social e compromisso com a formação de profissionais capacitados.
Outro destaque foi o programa de Linguística e Literatura, o mais antigo da instituição, criado em 1989. Pela primeira vez, conquistou a nota 5, reforçando sua capacidade de gerar conhecimento crítico e relevante. De acordo com sua coordenadora, Débora Massmann, essa conquista reflete o esforço de mais de 36 anos de dedicação à formação de professores e pesquisadores, mesmo em um contexto de desafios estruturais e orçamentários.
Massmann também agradeceu a todos que confiaram e apoiaram o programa ao longo do tempo, destacando que essa pontuação é resultado de um trabalho coletivo, que envolve docentes, estudantes, ex-alunos e técnicos. Outros programas também tiveram avanços expressivos, como Nutrição, Psicologia e Química, que atingiram conceito 5, enquanto o de Biotecnologia alcançou conceito 4, e o de Física, conceito 6.
Na avaliação, ainda foram atribuídos conceito 4 aos programas de Ciência da Informação, Ciências Médicas, Direito Público, Economia, Educação, Filosofia, Informática, Materiais, Educação Física, Psicologia e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profint).
O coordenador da Propep ressaltou que a instituição continuará investindo na ampliação de sua infraestrutura acadêmica e científica, fortalecendo parcerias estratégicas e incentivando a cultura de excelência. “A Ufal permanece firme na busca por inovação, contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento do país”, concluiu Walter Matias.