18/01/2026 03:51:27

Acidente
18/01/2026 02:00:00

Donald Trump concede perdão presidencial a ex-governadora de Porto Rico envolvida em escândalo de corrupção

Wanda Vazquez Garced, que liderou a ilha em 2017 e admitiu culpabilidade em delitos de corrupção, recebeu indulto do ex-presidente americano, enquanto outros envolvidos também foram beneficiados

Donald Trump concede perdão presidencial a ex-governadora de Porto Rico envolvida em escândalo de corrupção

Em uma decisão recente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu um indulto especial a Wanda Vazquez Garced, ex-governadora de Porto Rico, investigada por acusações de corrupção.

A nomeação dela foi publicada na lista oficial de perdões na última quinta-feira (15/1), pelo Departamento de Justiça, após ela ter declarado sua culpabilidade em crimes de corrupção em 2025. Além de Vazquez,

Trump também perdoou dois indivíduos ligados ao caso: o banqueiro Julio Herrera Velutti e o ex-agente do FBI, Mark Rossini. Ambos são acusados de ter oferecido subornos à ex-governadora durante o seu mandato na ilha caribenha.

Vazquez, que foi a segunda mulher a assumir o comando de Porto Rico, tomou posse em 2017 após a renúncia do então governador Ricardo Rosselló. Sua tentativa de disputar as eleições de 2020 não foi bem-sucedida, pois ela perdeu nas primárias de seu partido.

De acordo com a rede CBS, o governo de Trump acredita que a ex-governadora foi alvo de perseguição política, uma vez que os processos contra ela foram iniciados logo após se tornar público seu apoio às campanhas de Donald Trump em 2016 e 2020.

Porto Rico funciona como um território livre associado aos Estados Unidos, o que significa que, embora seja uma possessão americana, não é um estado. Os residentes da ilha possuem cidadania estadunidense, mas quem vive em Porto Rico não pode votar nas eleições presidenciais, salvo se residir em um dos 50 estados do país.

Caso contrário, sua participação nas eleições é limitada às eleições locais e estaduais.