16/01/2026 16:40:10

Acidente
16/01/2026 14:00:00

Resultados do Enem 2025 já disponíveis na plataforma online

Acesso às notas pode ser feito através do portal do Participante para todos os estudantes

Resultados do Enem 2025 já disponíveis na plataforma online

As pontuações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão acessíveis na internet, na seção dedicada aos Participantes. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados nesta sexta-feira (16).

De acordo com o levantamento, a edição de 2025 contou com 4,8 milhões de candidatos inscritos, sendo que 72% deles compareceram às duas jornadas de provas.

Na plataforma do Participante, é possível verificar tanto a nota da redação, cujo valor varia de zero a mil pontos, quanto as pontuações atribuídas a cada uma das quatro áreas de conhecimento examinadas. Para os candidatos classificados como treineiros — aqueles que ainda não concluíram o ensino médio em 2025 — o boletim individual estará disponível em até 60 dias após a divulgação oficial dos resultados.

Com as notas em mãos, os estudantes podem se candidatar a vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu ficarão abertas de 19 a 23 de janeiro. Além disso, há a possibilidade de concorrer a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro, ou solicitar financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O cadastro no Sisu não exige o envio de documentos previamente. No entanto, os aprovados devem cumprir os prazos estipulados e apresentar os documentos requisitados pela instituição de ensino no momento da matrícula.

Também é importante que os participantes do Enem 2025 que atendem aos critérios estabelecidos fiquem atentos ao período para solicitar seu certificado de conclusão do ensino médio por meio do portal do Inep. Para obter o documento, será necessário indicar essa intenção na inscrição, alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e obter ao menos 500 na redação.