16/01/2026 12:15:52

Polícia
16/01/2026 09:00:00

Operação conjunta captura suspeito ligado a facções criminosas em Pernambuco

Homem procurado por crimes graves foi localizado após investigação policial envolvendo múltiplos estados

Operação conjunta captura suspeito ligado a facções criminosas em Pernambuco

Na última segunda-feira (13), uma ação coordenada entre a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), a Polícia Militar de São Paulo (PMSP), a Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) e a Força de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE) resultou na prisão de um indivíduo suspeito de pertencer ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

O suspeito, identificado como Edinho São Paulino, estava foragido e era procurado por delitos como homicídio, sequestro, ocultação de cadáver e organização criminosa. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Inteligência da Polícia Militar de Alagoas, junto à Agência de Inteligência da 8ª Companhia de Polícia Militar Independente, descobriu, por meio do intercâmbio de informações com as forças policiais de São Paulo, que Edinho circulava entre Alagoas e Pernambuco sob mandados de prisão pendentes.

Após esse levantamento, as equipes de investigação passaram a monitorar seus movimentos, com o suporte do Serviço de Inteligência da Polícia Federal em Alagoas e da FICCO/PE. Durante o rastreamento, foi constatado que o suspeito recebia auxílio de um comparsa vindo de São Paulo, com a finalidade de facilitar sua fuga.

Com dois mandados de prisão expedidos pela Justiça de São Paulo, Edinho foi localizado na tarde de segunda-feira em um restaurante no bairro do Pina, em Recife. Na ocasião da captura, ele foi encontrado na companhia do indivíduo suspeito de ajudá-lo a escapar. Após a detenção, o suspeito foi levado para a sede da FICCO/PE, onde aguarda os procedimentos legais sob a responsabilidade da Justiça.

A operação demonstra a integração das forças policiais na luta contra o crime organizado e a efetividade do compartilhamento de informações entre diferentes estados.