Na última terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) respondeu a 16 ocorrências distintas de incêndios em áreas de vegetação distribuídas por várias regiões do estado. As operações demonstram a urgência de reforçar os cuidados da população, sobretudo em zonas rurais e próximas às áreas residenciais.
Em Arapiraca, no bairro Senador Nilo Coelho, uma vegetação foi atingida por incêndio de média a grande escala, porém, o fogo foi controlado com êxito. A ação contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, que utilizaram equipamentos como extintores com abafadores, mangueiras, bombas costais e água da própria viatura para conter as chamas. (Foto: Ascom CBMAL)
Além disso, em uma área de difícil acesso localizada em uma serra, parte do fogo persistia, mantendo focos de incêndio que foram controlados por técnicas de aceiro, uma estratégia que impede a expansão do fogo para áreas próximas.
Outro caso semelhante ocorreu em Arapiraca, no bairro Senador Nilo Coelho, onde, com o uso de duas viaturas e seis bombeiros, as chamas foram totalmente apagadas. Os profissionais empregaram água, mangotinho e bombas costais para garantir a segurança de imóveis próximos e evitar riscos adicionais.
Os números atuais apontam para uma tendência de aumento na quantidade de incêndios florestais no estado. De 1º a 13 de janeiro de 2026, o CBMAL já registrou 70 ocorrências desse tipo durante o período.
No ano de 2025, o número total de incêndios em vegetação foi de 907, destacando a frequência e a gravidade desses episódios, bem como a necessidade de ações preventivas constantes.
Com o crescimento das ocorrências, a corporação reforça o apelo à comunidade para que evitem o uso do fogo na limpeza de terrenos, descarte de resíduos de forma inadequada ou qualquer prática que possa gerar incêndios. Em situações de emergência, o chamado é para que a população entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.