14/01/2026 20:24:26

Governo
14/01/2026 02:00:00

Lula nomeia advogado da Petrobras como novo chefe do Ministério da Justiça

Wellington César Lima e Silva assume a pasta após passagem breve de Lewandowski; ligação com a ala baiana do governo é destacada

Lula nomeia advogado da Petrobras como novo chefe do Ministério da Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta terça-feira (13) a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O advogado-geral da Petrobras, que já ocupou temporariamente a mesma pasta durante o governo Dilma Rousseff, foi escolhido para substituir Ricardo Lewandowski, que deixou o ministério na semana anterior.

O mandatário também rejeitou a ideia de dividir o ministério em duas entidades distintas, o que criaria uma nova Secretaria de Segurança Pública.

Reconhecido como um representante da chamada ala baiana do governo, Lima e Silva possui fortes ligações com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, considerado um de seus principais apoiadores dentro da administração.

Nascido em Salvador, ele possui mestrado em direito penal e criminologia pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, além de doutorado pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, localizada em Sevilha.

Seu histórico no governo inclui, por um breve período, o cargo de ministro da Justiça no mandato de Dilma Rousseff. Em março de 2016, ele deixou a pasta após o Supremo Tribunal Federal determinar a inconstitucionalidade de sua acumulação de funções no Executivo com o cargo de procurador do Ministério Público da Bahia, optando por permanecer na carreira ministerial.

Anteriormente, atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, de 2023 até julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

O nome de Lima e Silva chegou a ser considerado para assumir a pasta da Justiça em 2023, após a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal. No entanto, a vaga acabou ficando com Ricardo Lewandowski, que tomou posse em janeiro de 2024.

Ele se torna o terceiro ministro nomeado na pasta ao longo do terceiro mandato de Lula, além do ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto.

Com essa nomeação, já são 15 trocas de ministros realizadas desde o início do atual governo, em 2023.