A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVISA) e do Programa Estadual de Controle e Prevenção da Hanseníase, está recebendo inscrições até o dia 19 de janeiro para a IV Mostra de Experiências Bem-Sucedidas no Combate à Hanseníase.
O encontro acontecerá em 3 de fevereiro no auditório da Escola de Governo de Alagoas (EGAL), situado no centro de Maceió. A iniciativa é destinada a profissionais e gestores dos serviços de saúde, representantes de organizações civis e estudantes de áreas relacionadas, atuantes nos 102 municípios do estado. Para efetuar a inscrição, basta acessar o formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1E8Ktxb5Z_8B9q0xr5wcpRkmApWTo96491NTf1kNqt2s/viewform?edit_requested=true.
De acordo com Fernanda Vieira, enfermeira e assessora da Área Técnica de Hanseníase, a mostra serve como uma plataforma para o compartilhamento de conhecimentos e aprimoramento da assistência relacionada à doença no estado. "Este evento possibilita reflexões coletivas sobre os avanços e integrações na atenção à hanseníase no território alagoano, incentivando ações concretas para fortalecer o cuidado diário na rede de saúde", ela explica. Fernanda também ressalta a relevância de ações educativas para aumentar a conscientização sobre a hanseníase e a importância de diagnósticos precoces para evitar complicações severas e óbitos.
"Ao promover o diagnóstico precoce, interrompemos a transmissão da doença e evitamos sequelas físicas permanentes, permitindo o início imediato do tratamento adequado. Isso garante que o paciente receba o suporte necessário para a cura, sem abandono, e que nenhuma pessoa venha a falecer por complicações de uma enfermidade que possui cura e tratamento gratuitos", conclui a especialista.