De acordo com uma pesquisa realizada pela Meio/Ideia e divulgada nesta terça-feira (13), o mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma taxa de reprovação de 50% entre os cidadãos brasileiros, enquanto seu índice de aprovação chega a 47%.
A diferença entre esses números ficou dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos. Ainda, 3% dos entrevistados afirmaram não saber ou não opinaram.
O estudo foi conduzido por telefone com uma amostra de 2.000 pessoas, coletada entre os dias 8 e 12 de janeiro, e possui um nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa possui registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo BR-06731/2026.
Além das avaliações sobre o presidente, o levantamento também analisou a percepção pública acerca do governo nacional.
Na maior parte, a opinião negativa predomina: 15% consideram o governo como excelente, 20% o avaliam como bom, 20,5% enxergam como regular, 18,6% classificam como ruim e 22,8% como péssimo. Outros 3,2% dos participantes não responderam à questão.
Somando os índices, 35% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 41,4% o veem como ruim ou péssimo, refletindo uma divisão na opinião pública e um aumento na insatisfação em áreas estratégicas da gestão federal.