Na última quinta-feira (8), o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União (DOU) o edital do Prouni para o primeiro semestre de 2026. O documento detalha todas as etapas, datas importantes e critérios de participação nesta edição. As inscrições podem ser realizadas de 26 de janeiro até as 23h59 de 29 de janeiro.
A divulgação da primeira lista de selecionados está marcada para 3 de fevereiro, enquanto a segunda será publicada em 2 de março. Estudantes que fizeram o Enem em 2024 ou 2025 podem participar, desde que tenham atingido uma média mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e uma nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das condições abaixo:
As inscrições podem ser realizadas pelo portal oficial https://acessounico.mec.gov.br/prouni. O programa oferece opções de bolsas integrais, que cobrem 100% dos custos, e bolsas parciais de 50% em universidades privadas de ensino superior.
Interessados em participar do cadastro de espera podem se inscrever nos dias 25 e 26 de março, com o resultado final sendo divulgado em 31 de março.