11/01/2026 23:17:57

Economia
08/01/2026 10:00:00

Preços elevados de combustíveis no Brasil podem impulsionar importações, aponta estudo

Dados indicam que gasolina e etanol estão acima do valor de mercado internacional, mesmo com instabilidades na Venezuela

Preços elevados de combustíveis no Brasil podem impulsionar importações, aponta estudo

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os custos de gasolina e etanol praticados no Brasil estão atualmente superiores aos preços de referência no mercado global. Uma pesquisa recente, realizada na última terça-feira (7/1), revela que o valor da gasolina está 12% acima da paridade internacional, enquanto a defasagem média do óleo diesel é de 5%.

Apesar de oscilações recentes na cotação do petróleo no mercado mundial, a tendência de queda nos preços voltou a prevalecer, mesmo após eventos como a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro durante o final de semana e o discurso do líder dos Estados Unidos, Donald Trump. Este último afirmou que empresas americanas poderiam explorar as reservas de petróleo na Venezuela, uma resposta às crescentes ações da China na região.

Com esses fatores, o diferencial de preços para a importação de combustíveis ao Brasil se amplia ainda mais, reforça a própria Abicom. A entidade destaca que, com a redução do câmbio e os preços de referência internacionais de gasolina e óleo diesel, o cenário médio de custos está acima da paridade de mercado para ambos os combustíveis.

Entre as cinco unidades operacionais da Petrobras consideradas na análise, a unidade de Itacoatiara, no Amazonas, apresentou a maior defasagem, de 8%. Já as menores, de 4%, foram observadas em Paulínia (SP) e Araucária (PR). Em valores absolutos, a média de diferença de preço para gasolina nesses locais foi de R$ 0,34 por litro, enquanto para o óleo diesel, o valor foi de R$ 0,17 por litro.