O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (23/12) o calendário oficial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o próximo ano, 2026. As inscrições, que são gratuitas, terão início em 19 de janeiro e se estenderão até o dia 23 do mesmo mês, acessíveis pelo portal https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
Uma inovação desta edição é a possibilidade de os candidatos utilizarem a maior média obtida em uma das três últimas edições do exame, ampliando as chances de ingresso.
O formato do processo seletivo permanecerá semelhante ao do ano anterior, com uma única fase de inscrições para as vagas disponibilizadas por universidades e demais instituições participantes. O resultado da primeira chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026.
As matrículas nas instituições de ensino deverão ser realizadas a partir de 2 de fevereiro de 2026. Para aqueles que não forem selecionados na primeira chamada, haverá uma oportunidade de participar da lista de espera, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também por meio do Portal Acesso Único.
Em 11 de fevereiro, começará a convocação dos candidatos da lista de espera pelas próprias instituições. Após o término do período de convocações, as vagas remanescentes, incluindo aquelas não preenchidas nos processos seletivos internos das instituições, poderão ser oferecidas mediante alteração no termo de adesão, possibilitando que novos interessados manifestem interesse.