11/01/2026 23:25:54

Acidente
03/01/2026 22:00:00

Políticos brasileiros compartilham suposta foto de prisão de Maduro nas redes sociais

Publicação gerou polêmica ao não haver confirmação oficial da captura do líder venezuelano

Políticos brasileiros compartilham suposta foto de prisão de Maduro nas redes sociais

Na plataforma X, ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgaram uma imagem que mostra Nicolás Maduro em procedimento de detenção. Apesar disso, nenhum órgão governamental oficial validou ou confirmou a autenticidade da foto, que circulou após ataques dos Estados Unidos na capital venezuelana Caracas neste sábado (3).

Na manhã deste sábado (3/1), ambos os políticos expressaram entusiasmo com a suposta prisão do mandatário venezuelano por parte das forças americanas, que realizaram ações militares em diversas regiões do país sul-americano.

O senador afastado, Eduardo Bolsonaro, afirmou que o governo venezuelano constitui a base financeira, logística e ideológica do Foro de São Paulo, uma aliança de partidos e movimentos de esquerda na América Latina e Caribe. Essa organização foi fundada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo falecido líder cubano Fidel Castro.

Na imagem publicada, Maduro aparece sendo conduzido por dois soldados dos Estados Unidos, com os coletes exibindo a sigla DEA, órgão de repressão às drogas norte-americano. Eduardo destacou que a captura de Maduro ainda vivo acarreta dias difíceis para Lula, Gustavo Petro, presidente da Colômbia, e outros integrantes do Foro de São Paulo. Ele encerrou seu comentário comemorando a liberdade.

Já Nikolas Ferreira manifestou, em uma postagem, seu desejo de que todos os “ditadores ou juízes da América Latina” enfrentem o mesmo destino de Maduro.

Além disso, o deputado brincou com a polêmica envolvendo as sandálias havaianas, dizendo que “2026 começou com os dois pés na porta da casa” do líder venezuelano, e que agora ele só precisa “dedurar o Lula”.