Na manhã desta quinta-feira (25/12), unidades de defesa aérea da Polônia localizaram e acompanharam uma aeronave de reconhecimento russa que ameaçava invadir o espaço aéreo do país sobre o Mar Báltico.
A ação foi confirmada pelas Forças Armadas polonesas, que relataram o incidente em sua conta oficial no Twitter. Segundo o comunicado do Comando Operacional das Forças Armadas, sobre as águas internacionais do Báltico, soldados da Polônia detectaram, identificaram visualmente e escortaram uma aeronave russa de reconhecimento ao se aproximar das fronteiras aéreas do território polonês.
A instituição militar também informou que, durante a noite, foram observados objetos que entraram no espaço aéreo polonês vindos de Belarus, possivelmente balões utilizados por contrabandistas de cigarros que se deslocavam ao vento. Todo o trajeto desses objetos foi monitorado em tempo real por radares. Para assegurar a segurança, uma seção do espaço aéreo na região da província de Podláquia foi temporariamente fechada ao tráfego civil.
Nos meses recentes, o aumento na quantidade de balões de contrabando tem gerado tensões entre Belarus, aliado da Rússia, e a Lituânia, integrante da União Europeia e da Otan. Os lituanos denunciaram esses eventos como "atos de guerra híbrida" por parte de Belarus, especialmente após os balões promoverem a suspensão do tráfego aéreo no aeroporto de Vilnius diversas vezes.