As instalações do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), presentes na capital e em várias cidades do interior, operarão em horários diferenciados nesta quarta-feira (24) devido ao ponto facultativo, e na quinta-feira (25), feriado nacional de Natal.
Os moradores de Alagoas interessados em contribuir com doações de sangue devem acompanhar os horários publicados pela rede de hemocentros pública do estado. Na quarta-feira (24), as unidades situadas em Arapiraca e em Maceió atenderão das 7h às 15h, permitindo que voluntários realizem suas doações.
No entanto, na quinta-feira (25), não haverá expediente para captação de sangue. Somente os centros de Dispensa de Sangue permanecerão operacionais, fornecendo componentes sanguíneos às maternidades e hospitais de Alagoas, além do setor de Hematologia, que trata de patologias como a hemofilia.
Em Arapiraca, a unidade localizada no bairro Eldorado funciona na Rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. Já em Maceió, a unidade do bairro Trapiche está situada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), enquanto a Unidade Via Expressa fica na Avenida Menino Marcelo, próxima ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
Requisitos para Participar da Doação de Sangue
Para realizar uma doação voluntária de sangue, o Ministério da Saúde estabelece alguns critérios. Além de estar em boas condições de saúde, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar um documento oficial com foto e estar acompanhado de responsável legal se menor de 18 anos.
A pessoa não pode estar em jejum, mas deve evitar refeições gordurosas antes do procedimento. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado nas 12 horas anteriores à doação, assim como atividades físicas intensas.
É importante que o voluntário tenha dormido ao menos 6 horas na noite anterior para garantir plena capacidade de doação. Quem fez tatuagens, colocou piercings, maquiagem definitiva ou micropigmentação deve aguardar um período de um ano antes de doar sangue. Pessoas com sintomas de gripe devem esperar 15 dias após a melhora para procurar o Hemoal.
Restrições Permanentes e Temporárias
Algumas condições impedem a doação de forma definitiva. Quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade, ou estiver portando HIV, vírus da Aids, Doença de Chagas ou sífilis, está permanentemente inibido de doar sangue, conforme orientação do Ministério da Saúde.
No caso de mulheres, a proibição se aplica durante a gestação e o período de amamentação, devido às particularidades do estado fisiológico.
Fonte: Ascom Hemoal