20/12/2025 08:49:18

Educação
20/12/2025 07:00:00

Universidade de Alagoas e Universidade de Coimbra estabelecem acordo de cooperação internacional para expansão de intercâmbios acadêmicos

Parceria visa fortalecer conexões entre instituições, promovendo intercâmbios de estudantes, docentes e atividades de pesquisa

Universidade de Alagoas e Universidade de Coimbra estabelecem acordo de cooperação internacional para expansão de intercâmbios acadêmicos

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrou uma conquista significativa ao assinar um convênio de abrangência com a prestigiada Universidade de Coimbra, destaque no cenário educacional e científico global.

O ato de assinatura do termo de intenções ocorreu no salão principal da Reitoria da instituição portuguesa, neste mês de dezembro, e se soma a outros acordos já existentes, reforçando uma colaboração que deve ampliar as possibilidades de intercâmbio de alunos e professores, além de estimular projetos acadêmicos inovadores.

Durante a assinatura, o vice-diretor da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Filipe Lôbo, esteve acompanhado pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Calvão; pelo diretor da Faculdade de Direito da mesma universidade, Pedro Gonçalves; e pelo coordenador do curso de Direito na instituição portuguesa, professor Jorge Alves Correia.

O representante da Ufal, atualmente realizando pós-doutorado em Coimbra, manifestou entusiasmo ao falar sobre as novas oportunidades de integração entre as duas universidades. "Estamos formando uma base sólida para as próximas etapas. Assim, novas parcerias institucionais de capacitação e aprimoramento de serviços também estão em vista", destacou Lôbo.

Ele acrescentou que o protocolo inicial abrange todos os cursos oferecidos, promovendo um crescimento conjunto mais coeso e colaborativo. A diretora da FDA, Elaine Pimentel, destacou a relevância do acordo, destacando a atuação de Filipe Lôbo na articulação do projeto.

"A FDA agradece ao professor Filipe pela iniciativa durante seu pós-doutorado em Coimbra, que possibilitou essa aproximação entre as instituições. Isso trouxe oportunidades de intercâmbio estudantil, de docentes e um conjunto de atividades acadêmicas que colocam a faculdade no cenário internacional, tanto na graduação quanto na pós-graduação em Direito".

Filipe Lôbo, que também ocupa o cargo de procurador-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), revelou que há planos de ampliar a cooperação envolvendo a Universidade de Coimbra, a Ufal, o TJAL através da Escola Superior da Magistratura (Esmal), e a Prefeitura de Maceió. Atualmente, a parceria inclui o Fórum Universitário, o mestrado em Direito da FDA com cotas destinadas a membros do Poder Judiciário, além de atividades como estágios, participação em eventos como o Enpejud, projetos de pesquisa e ações de extensão.

Este novo ciclo de alianças reforça o compromisso da Ufal de aprimorar sua formação acadêmica de caráter internacional e aumentar sua influência social, consolidando sua posição como uma instituição de referência tanto no Brasil quanto fora dele.