16/12/2025 05:47:14

Educação
15/12/2025 00:00:00

MEC lança programa de capacitação voltado à economia comunitária na Educação de Jovens e Adultos

Iniciativa busca fortalecer o vínculo entre a educação e as práticas econômicas locais por meio de plataforma digital de formação

MEC lança programa de capacitação voltado à economia comunitária na Educação de Jovens e Adultos

Nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC), em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), iniciou um novo curso com foco na integração dos conceitos de economia solidária na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A capacitação, intitulada “Integração Curricular da Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos: construção coletiva de conhecimentos sobre economia solidária na EJA”, foi lançada oficialmente e, após a cerimônia de abertura, passou a estar acessível na Plataforma Mais Professores.

Segundo Ana Lúcia Sanches, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC, o recurso pedagógico foi criado para ampliar as oportunidades de formação dos educadores. Ela destacou que a plataforma é autoinstrucional, alinhada às diretrizes e princípios curriculares do Ministério, e convida os professores a participarem de um espaço de troca de experiências voltado à economia solidária e à educação de jovens e adultos, promovendo novas perspectivas de ensino.

Este projeto integra o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA), que faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da EJA.

A iniciativa tem como objetivo fornecer suporte aos profissionais de ensino que atuam nas redes públicas, auxiliando na elaboração de currículos que promovam a elevação do nível de escolaridade por meio de capacitações específicas. Com uma carga de 60 horas, o curso é dividido em seis módulos autoinstrucionais que abordam a economia solidária como uma alternativa ética, cidadã e emancipadora, inserida no mercado de trabalho.

Baseando-se nos princípios da educação popular e na visão do trabalho como princípio educativo, o programa incentiva a reflexão crítica, promovendo o diálogo entre teoria e prática ao integrar conhecimentos científicos e tradicionais.

Os participantes, por meio de recursos multimídia e atividades interativas, serão estimulados a reconhecer a economia solidária como uma ferramenta pedagógica e uma via de transformação social. No contexto da EJA, há uma tendência de o currículo muitas vezes desconectar-se da realidade econômica dos estudantes, dificultando a compreensão de como suas aprendizagens podem se converter em habilidades para gerar trabalho e renda, o que acaba reduzindo a motivação para continuar estudando.

Diante disso, a proposta do curso é restabelecer o ensino conectado às práticas sociais, promovendo o desenvolvimento de projetos cooperativos voltados à produção, comercialização justa, finanças solidárias e autogestão.

Essa abordagem valoriza saberes locais e reforça a cidadania econômica, transformando a escola em um espaço de inclusão e fortalecendo trajetórias de estudantes de todas as idades na EJA, conferindo significado social ao processo de aprendizagem.

O objetivo principal é fornecer aos professores ferramentas para identificar vocações e atividades produtivas na comunidade escolar, integrando esses elementos ao currículo da EJA.

Dessa forma, os conteúdos de disciplinas tradicionais como matemática, linguagens, ciências e humanas serão transformados em projetos interdisciplinares, planejados, precificados e decididos de forma coletiva. Além disso, o curso oferece orientações para reformular rotinas pedagógicas e incorporar, ao projeto pedagógico da escola, um eixo voltado à cooperação, com metas e indicadores de fácil mensuração, além de promover a formação de comunidades de prática entre docentes para compartilhar experiências, modelos, avaliações, portfólios e feiras solidárias.

*Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão.*