11/12/2025 06:26:18

Alagoas
11/12/2025 03:00:00

Fiscalização do CRO-AL Descobre Práticas Ilegais em Clínicas de Prótese no Bairro Benedito Bentes

Órgão regulador alerta sobre riscos de atividades não autorizadas e reforça a necessidade de denúncia

Fiscalização do CRO-AL Descobre Práticas Ilegais em Clínicas de Prótese no Bairro Benedito Bentes

Na quarta-feira (10), o Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) identificou irregularidades em duas clínicas especializadas na confecção de próteses odontológicas no bairro Benedito Bentes, localizado na zona norte de Maceió. As inspeções revelaram que profissionais sem habilitação adequada estavam realizando procedimentos de fabricação e reparo de próteses, atividades que, de acordo com a Resolução 063/2005 do Conselho Federal de Odontologia, são de competência exclusiva de cirurgiões-dentistas.

Durante a operação de fiscalização, foi constatado que esses profissionais não qualificados atendiam diretamente pacientes, colocando em risco a saúde bucal e geral da população. O coordenador de Fiscalização do CRO-AL, Arthur Wanderley, enfatizou: “Todos os serviços de confecção, adaptação, reparo ou instalação de próteses dentárias devem ser realizados apenas por cirurgiões-dentistas.

Técnicos ou auxiliares podem atuar na confecção ou reparo, mas sempre sob a supervisão de um profissional habilitado.” Um dos locais também operava sem a presença de responsável técnico, o que levou à suspensão de suas atividades pelo órgão. Além disso, ambos os estabelecimentos não possuíam alvará sanitário, o que representa um risco à saúde pública.

Como consequência, foi emitido um Boletim de Ocorrência, a Vigilância Sanitária foi notificada, e os responsáveis responderão a um processo ético perante o Conselho. O CRO-AL reforça a importância de denúncias de irregularidades no exercício profissional.

Os interessados podem acessar o painel de denúncias pelo link https://cro-al.implanta.net.br/ServicosOnline/Publico/Denuncias/. Somente neste ano, o órgão realizou mais de 5600 inspeções, muitas delas motivadas por denúncias da própria população, demonstrando o compromisso com a fiscalização e proteção da saúde coletiva.