08/12/2025 14:54:51

Mundo
08/12/2025 02:00:00

Conflito entre turistas israelenses e apoiadores da causa palestina em território italiano

Incidentes enflamados na cidade portuária de Brindisi após chegada de cruzeiro israelita

Conflito entre turistas israelenses e apoiadores da causa palestina em território italiano

Na cidade italiana de Brindisi, uma situação tensa se desenrolou neste sábado, envolvendo um grupo de viajantes de origem israelense e manifestantes pró-palestina. O incidente ocorreu após os turistas desembarcarem de um navio de cruzeiro, levando a uma intervenção policial que buscou conter o confronto.

Vídeos veiculados pelas redes sociais italianas mostram os israelenses respondendo às provocações com gestos agressivos, cuspindo nos manifestantes, além de ameaçá-los e trocar palavras de ordem hostis. Alguns dos visitantes teriam ameaçado os apoiadores palestinos de morte, enquanto gritavam frases como "Não se metem com o povo de Israel".

Desde o início da manhã, dezenas de integrantes do grupo "Comitê contra o Genocídio Palestino" estavam concentrados na área, portando bandeiras e faixas, e protestando contra a chegada do navio. Os manifestantes também entoaram cânticos contra a política do Estado de Israel, chamando os passageiros de "soldados disfarçados de turistas" e exclamando slogans como "Fora, sionistas".

A situação agravou-se após a saída dos passageiros do navio Crown Iris, operado pela Mano Maritime. Os dois lados trocaram insultos que evoluíram para confrontos físicos, com imagens registrando momentos em que os turistas respondem com gestos provocativos, cuspindo nos manifestantes, ameaçando de estrangulamento e gritando ameaças de morte.

A polícia agiu rapidamente para separar os grupos, não havendo registro de ferimentos. Além do incidente em Brindisi, as forças de segurança italianas relataram que impediram dois grupos de ativistas pró-palestina de se aproximar do revezamento da tocha olímpica de Inverno Milão-Cortina, enquanto carregavam bandeiras palestinas. Também foram vistos três indivíduos próximos à embaixada dos Estados Unidos, portando cartazes em apoio à Venezuela.

Tais episódios fazem parte de uma sequência de manifestações pró-palestina que vêm ocorrendo na Itália nos últimos meses. No mês de outubro, mais de dois milhões de pessoas participaram de protestos contra a guerra em Gaza, que aconteceram em mais de 100 cidades do país.

Os protestos também têm se mostrado frequentes em eventos esportivos internacionais com equipes israelenses. No mês passado, uma partida do Maccabi Tel Aviv na Inglaterra foi marcada por tumultos e prisões, enquanto, em outubro, uma equipe ciclística israelense foi desqualificada do Giro dell'Emilia na Itália, após protestos similares terem perturbado a Vuelta a Espanha.