A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) finalizou uma série de audiências públicas que visaram coletar contribuições para o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2030. Essas reuniões presenciais foram realizadas nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Maceió, contando com a participação ativa de estudantes, professores, técnicos administrativos e dirigentes.
A coordenação de todas as audiências foi de responsabilidade do vice-reitor Anderson Barros, juntamente com Ericka de Cássia, ambos atuando em conjunto com as pró-reitorias de Inclusão Estudantil (Proine), Graduação (Prograd), Planejamento e Gestão (Propep), Desenvolvimento Humano (Prodhu) e Extensão (Proext). Este processo de escuta foi orientado para aprofundar o entendimento acerca do cenário institucional. Antes das sessões presenciais, uma comissão organizadora realizou uma coleta de dados envolvendo 783 integrantes da comunidade interna e mais de 300 representantes externos, incluindo órgãos públicos, entidades, movimentos sociais e setores econômicos.
A análise dessas informações foi complementada por dez palestras online transmitidas pelo canal oficial da universidade, abordando tendências do ensino superior e as mudanças que estão impactando o setor.
Durante as audiências nos campi, temas previamente identificados no diagnóstico preliminar foram discutidos, incluindo possibilidades de permanência estudantil, melhorias nas rotinas acadêmicas, expansão do acesso, pesquisa, pós-graduação, conectividade, modernização institucional e otimização de procedimentos administrativos. Essas pautas representam prioritariamente as demandas mais urgentes da comunidade acadêmica. Segundo Anderson Barros, que além de vice-reitor também coordena o processo de planejamento, a fase atual representa a definição de estratégias.
Ele explica: “Estamos encerrando um ciclo de escuta qualificada que fundamenta decisões de grande impacto estrutural. As demandas coletadas estão sendo submetidas a análises técnicas detalhadas e serão integradas às prioridades do plano institucional”. A meta principal é garantir condições adequadas para o ensino, a pesquisa, a extensão e a permanência dos estudantes, promovendo o fortalecimento do desenvolvimento acadêmico em todos os campi.
Com o término desta etapa, a equipe responsável começará a organizar o material obtido e a elaborar uma versão preliminar do documento, que será submetida à apreciação da comunidade acadêmica. Este documento norteador refletirá as vozes, registros e propostas levantadas ao longo dos encontros presenciais, servindo como base para as ações e investimentos durante o período de 2026 a 2030.