04/12/2025 19:10:17

Acidente
03/12/2025 02:00:00

Aumento alarmante de feminicídios na última década em São Paulo

Incidentes de violência sexual também atingem patamar preocupante na capital paulista, com quase 600 estupros registrados até outubro

Aumento alarmante de feminicídios na última década em São Paulo

Nos últimos dez anos, a cidade de São Paulo atingiu o recorde de feminicídios, com 53 casos até o mês de outubro, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública. Este é o maior número desde o início do monitoramento em 2015, ano em que os assassinatos de mulheres por motivo de gênero passaram a ser classificados oficialmente como crime no Brasil.

Comparando os números de 2025 com o ano passado, já foram registrados mais assassinatos de mulheres em dez meses do que em todo o período de 2024, quando 51 vítimas foram mortas. A especialista Manoela Miklos, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que esses dados revelam uma questão cultural profunda, que exige ações além de responsabilizar criminalmente os agressores.

Além do aumento nos feminicídios, a violência sexual também preocupa em São Paulo. Entre janeiro e outubro, a Secretaria de Segurança Pública contabilizou 594 casos de estupro, além de 98 tentativas de abuso sexual na mesma período.

A advogada criminalista e docente universitária Juliana Bertholdi argumenta que a legislação de combate à violência de gênero já é ampla o suficiente. Para ela, o crescimento dessas ocorrências se deve à insuficiência na implementação de políticas públicas eficazes para prevenir esses crimes, refletindo uma lacuna na efetividade das ações existentes.