26/11/2025 14:40:17

Mundo
26/11/2025 14:00:00

Veículo Papal Transformado em Ambulância Itinerante para Crianças em Gaza

A antiga carruagem do Papa Francisco na Terra Santa agora funciona como uma unidade médica móvel para os pequenos de Gaza, cumprindo um desejo deixado pelo pontífice falecido

Veículo Papal Transformado em Ambulância Itinerante para Crianças em Gaza

A antiga carruagem utilizada pelo Papa Francisco durante sua visita à Terra Santa em 2014 foi adaptada para se tornar uma clínica móvel voltada ao atendimento infantil, que será enviada para Gaza. Essa iniciativa atende a um pedido feito pelo próprio pontífice antes de seu falecimento.

O veículo, um Mitsubishi agora conhecido como "Caminho da Esperança", foi consagrado nesta terça-feira (25/11) por cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, em uma cerimônia realizada em Belém, na Cisjordânia. A celebração ocorreu próximo à Igreja da Natividade e à Praça da Manjedoura.

"O Caminho da Esperança assume uma nova missão. Nosso propósito é fazer com que cada criança que alcançarmos se sinta valorizada, ouvida e protegida. Enfatizamos os direitos e o bem-estar das crianças. Este veículo simboliza uma mensagem: o mundo não esqueceu as crianças de Gaza. Não é apenas uma unidade móvel, mas uma demonstração de compaixão, dignidade e esperança", afirmou o religioso.

Apesar de manter sua aparência clássica de papamóvel — com cobertura elevada e cor branca por dentro e por fora — ele agora possui instalações para realizar exames, diagnósticos e procedimentos médicos, incluindo aplicação de vacinas, suturas e testes de infecção. A clínica móvel deverá realizar até 200 atendimentos diários.

A segunda viagem internacional do Papa Francisco, em maio de 2014, viu-o visitar cidades como Amã, Belém e Jerusalém, usando o mesmo veículo ao saudar as multidões na Praça da Manjedoura, em Belém.

O Mitsubishi foi um presente do então presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, posteriormente doado aos frades franciscanos.

Após seu falecimento em 21 de abril, aos 88 anos, o último desejo do Pontífice para as crianças de Gaza era transformar o carro em uma unidade móvel de saúde, revelou o portal Vatican News em maio passado.

O projeto de reforma foi conduzido pela Caritas, organização católica dedicada à assistência humanitária, ao custo de US$ 15 mil. Técnicos palestinos realizaram as modificações necessárias, incluindo o fechamento das laterais abertas com painéis.

"As crianças de Gaza estiveram muito próximas do coração do Papa Francisco", comentou Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia. "Elas terão a oportunidade de sentar na cadeira do Papa e receber atendimento com toda a dignidade e cuidado."

No entanto, ainda aguarda aprovação oficial para que o veículo possa entrar em Gaza, onde uma trégua frágil entre Israel e Hamas perdura desde 10 de outubro, após dois anos de conflito que destruíram o sistema de saúde da região.

Alistair Dutton, secretário-geral da Caritas, declarou à agência AFP que as negociações estão ocorrendo pelos canais oficiais com o objetivo de acelerar o processo.

De acordo com o Unicef, uma última sexta-feira, pelo menos 67 crianças morreram desde o início do cessar-fogo em Gaza, em outubro.

As Forças Armadas de Israel afirmaram que continuam realizando ataques contra militantes considerados uma ameaça às suas tropas, controlando metade do território.

O Papa Francisco sempre foi uma voz ativa contra o conflito na região. Em janeiro, ele descreveu a situação humanitária em Gaza como "vergonhosa" e pediu a libertação de reféns palestinos. Ele também condenou o ataque do Hamas a Israel, que deu início ao atual conflito.

Durante o conflito, o pontífice manteve contato diário por telefone com membros da pequena comunidade cristã de Gaza, refugiada na única igreja católica da região. Em julho, essa igreja foi alvo de um ataque israelense, deixando três mortos e ferindo diversos outros.

O padre Faltas, representante dos frades franciscanos nos territórios palestinos, destacou o amor do Papa pelo povo de Gaza, Belém e a Terra Santa, ressaltando a importância do projeto de saúde móvel voltado às crianças da área.