Na tarde desta terça-feira (25), o empresário Luciano Hang divulgou em suas redes sociais um vídeo que registra um procedimento incomum de pouso realizado por sua aeronave.
A manobra foi executada com a aeronave deitada de lado, devido à força dos ventos que sopram na região de Santa Catarina. O trajeto teve início em Novo Hamburgo, localizado no estado do Rio Grande do Sul, e enfrentou rajadas de vento que alcançaram 60 km/h ao chegar ao destino em Santa Catarina, obrigando os pilotos a adotar uma técnica de pouso considerada arriscada.
Segundo o relato de Hang, a abordagem foi feita com vento lateral, uma situação que exige cuidados especiais por parte da tripulação. Para entender melhor essa técnica, o engenheiro aeronáutico Shailon Ian explicou ao Portal iG que essa manobra, conhecida como "pouso com vento de través", é recomendada pelas orientações do fabricante quando o vento forte atinge o lado da aeronave no momento do pouso.
No caso de aviões a jato, a estratégia mais comum envolve uma aproximação coordenada, utilizando os controles de leme e ailerons para manter a aeronave alinhada e estável, sobretudo em condições de vento intenso ou pistas de aterrissagem curtas.
Ian acrescenta que cada modelo de avião possui limites específicos para ventos laterais, informações estas que constam nos manuais técnicos de cada aeronave. A prática permite que a aeronave aproxime-se da pista com uma taxa de descida e velocidades que, embora possam estar acima dos padrões ideais para uma aterrissagem convencional, garantem a segurança do procedimento.
Além disso, essa técnica evita que a ponta da asa ou os motores toquem o solo durante o arredondamento final, fase crucial do pouso. Particularmente útil para aeronaves menores ou com asas altas, essa abordagem envolve o uso do leme para manter a direção do nariz da aeronave alinhada à pista, enquanto os ailerons corrigem a deriva causada pelo vento.
Assim, a aterrissagem torna-se mais controlada e segura, mesmo sob condições de clima adversas.