24/11/2025 03:14:22

Leitura de Domingo
23/11/2025 11:00:00

Alerta sobre componentes ilegais em esmaltes em gel e produtos para unhas artificiais

Órgãos reguladores reforçam a proibição de substâncias potencialmente nocivas e orientam consumidores e profissionais de beleza

Alerta sobre componentes ilegais em esmaltes em gel e produtos para unhas artificiais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a implementação de uma nova norma que bloqueia o uso de duas substâncias químicas em itens de higiene, beleza e fragrâncias. São elas: o TPO, também conhecido como óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina, e o DMPT, conhecido como N,N-dimetil-p-toluidina.

Produtos destinados à fabricação de unhas de gel ou esmaltes que requerem luz ultravioleta (UV) ou LED podem conter esses compostos.

Pesquisas conduzidas pela Anvisa indicam que a presença dessas substâncias está associada a riscos de câncer e de fertilidade comprometida.

Segundo Daniela Marreco, diretora do órgão regulador, não há motivo para alarme excessivo, pois os testes feitos em animais envolveram exposição contínua às substâncias, diferentemente do uso pontual por consumidores de unhas em gel.

Profissionais do setor de beleza, que fazem aplicações diariamente, devem ficar atentos à composição dos produtos utilizados, pois enfrentam maiores possibilidades de exposição. O prazo estabelecido para que empresas e estabelecimentos comerciais parem de comercializar e usar os produtos já existentes no mercado é de 90 dias.

A Anvisa reforça que as substâncias podem ser substituídas por alternativas na indústria, sem comprometer a eficácia ou a qualidade dos cosméticos.

Para identificar se um produto contém alguma dessas substâncias proibidas, é importante consultar a embalagem ou a lista de ingredientes. Como elas podem aparecer sob nomes diferentes, aqui estão os principais relacionados a cada composto: TPO (número CAS 75980-60-8): - Diphenyl (2,4,6-trimetilbenzoyl) phosphine oxide - Trimethylbenzoyl diphenylphosphine oxide - Óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina - Phosphine oxide, diphenyl(2,4,6-trimethylbenzoyl) - 2,4,6-Trimethylbenzoyldiphenylphosphine oxide - (Diphenylphosphoryl) (2,4,6-trimetilfenil) metanona - (Diphenylphosphoryl) (mesitil) metanona DMPT (número CAS 99-97-8): - N,N-dimetil-p-toluidina - Dimetil-tolilamina - Dimetil-4-toluidina - N,N-dimetil-p-toluidina (variante do nome) - 4-metil-N,N-dimetil-anilina - 4-Dimetilaminotolueno

A verificação do rótulo é fundamental para consumidores preocupados com a segurança. A iniciativa da Anvisa busca proteger a saúde pública, priorizando a substituição imediata dessas substâncias por alternativas seguras na produção de cosméticos e itens de beleza.