Na manhã desta quarta-feira (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os gabaritos e as coleções de questões referentes ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado no domingo (16).
O conteúdo, que já está acessível na plataforma oficial do Inep, está organizado por data de aplicação, cores (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e tipos de cadernos.
A antecipação na publicação ocorreu um dia antes do cronograma inicialmente estipulado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Originalmente, os gabaritos seriam divulgados apenas nesta quinta-feira (20). Contudo, devido à descoberta de relatos de vazamentos de questões semelhantes às que caíram na prova, o órgão decidiu cancelar tecnicamente três questões do exame realizado no último domingo, como medida de precaução.
As informações completas sobre a cobertura realizada pela EBC na COP30 podem ser acompanhadas online. Além disso, o Repórter Brasil Tarde, programa da TV Brasil, também traz detalhes atualizados.
Em entrevista concedida na terça-feira (18) à TV Ceará, o ministro Camilo Santana revelou que uma pessoa envolvida em um pré-teste do Enem divulgou, durante uma transmissão ao vivo na internet, as perguntas que seriam aplicadas na prova.
Segundo ele, milhares de pessoas tiveram acesso a esse conteúdo, em meio a uma audiência total de mais de 4 milhões de participantes. Para garantir a imparcialidade, o ministério decidiu cancelar as três questões, reforçando a integridade do processo.
A Polícia Federal foi acionada para realizar investigação a respeito do possível vazamento, com o ministro determinando que todas as providências legais fossem tomadas para esclarecer o episódio.
Camilo Santana assegurou que, apesar da suspensão de três questões, as demais 87 perguntas do segundo dia permanecem válidas. Ele enfatizou que a anulação visa proteger a equidade do exame, mas que toda a prova, incluindo redações e demais itens, continua tendo validade.
No dia 16 de novembro, os candidatos resolveram um total de 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza (biologia, química e física) e 45 de matemática e suas tecnologias.
Além disso, os cadernos de provas do segundo dia estão disponíveis com acessibilidade, incluindo uma adaptação para leitores de tela via software NonVisual Desktop Access (NVDA), que converte o texto em áudio, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual.
Os gabaritos e as coleções de questões também podem ser baixados e acessados com o auxílio do programa Dosvox, que utiliza síntese de voz para comunicação.
É importante destacar que o número de acertos não corresponde diretamente à nota final do participante, pois o cálculo do Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa abordagem avalia a coerência das respostas, levando em conta o grau de dificuldade de cada questão, para determinar a pontuação mais precisa possível.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas em aproximadamente 165 mil salas de aula, distribuídas por 1.805 municípios de todas as regiões do país.
Segundo o ministro, cerca de 70% dos inscritos, ou seja, aproximadamente 4,81 milhões de candidatos, participaram dos dois dias de exame.
Para aqueles que estiverem impossibilitados de comparecer por motivos de saúde ou problemas logísticos, há a possibilidade de solicitar reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Os estudantes de Rio Bonito do Iguaçu (PR), cuja aplicação foi adiada devido ao impacto do tornado que atingiu a cidade, também podem requerer uma nova data para realizar o exame.
As solicitações devem ser feitas exclusivamente através da página do participante no site do Inep, até às 12h de sexta-feira (21), horário de Brasília, conforme previsto no edital do processo.