21/11/2025 09:45:12

Atualidade
21/11/2025 02:00:00

Suspeita de curto-circuito em eletrodoméstico provoca incêndio durante evento internacional em Belém

Incidente resultou na transferência de três participantes ao hospital e mobilizou equipes de emergência na COP 30

Suspeita de curto-circuito em eletrodoméstico provoca incêndio durante evento internacional em Belém

Na tarde desta quinta-feira (20), um incêndio iniciado por um possível curto-circuito em um micro-ondas atingiu um dos pavilhões na conferência COP 30, em Belém, Pará.

A informação foi confirmada pelo repórter Túlio Amâncio, que consultou o Corpo de Bombeiros local. Segundo os bombeiros, o fogo foi controlado em apenas seis minutos após o início das chamas. Para combater o incêndio, foram utilizados 244 extintores e uma equipe composta por 56 bombeiros atuou na operação.

No total, pelo menos três indivíduos tiveram que ser encaminhados ao Hospital Metropolitano da cidade. A rápida resposta dos profissionais de emergência evitou que a situação se agravasse, além de garantir a segurança de todos os presentes. A origem do incidente foi registrada em um setor estratégico do evento, próximo à entrada do pavilhão, onde várias delegações internacionais estão montando suas estruturas de exposição.

Imagens captadas durante o episódio mostram pessoas evacuando o local às pressas, algumas até pulando grades de proteção, com auxílio de bombeiros, para deixar a área de risco. O ministro do Turismo, Celso Sabino, conversou com a Bandnews TV e explicou que uma varredura completa na área e o atendimento inicial confirmaram que não há registros de feridos.

A prioridade durante a emergência foi garantir uma evacuação ordenada das pessoas próximas ao foco do incêndio. Após o controle das chamas, as autoridades iniciaram a análise dos danos materiais e uma investigação para determinar as causas exatas do fogo. O ministro também ressaltou que a infraestrutura montada para a COP 30 na capital paraense foi planejada levando em consideração os riscos de incêndio.

De acordo com Sabino, o material utilizado na construção dos pavilhões possui características específicas de resistência ao fogo, o que foi fundamental para evitar uma propagação maior das chamas. Além disso, o evento conta com dezenas de saídas de emergência, o que facilitou a evacuação rápida das pessoas que estavam próximas ao incidente. Imagens divulgadas durante o episódio evidenciaram momentos de tensão, com registros de evacuações rápidas e algumas pessoas pulando cercas de proteção sob orientação de bombeiros.

Celso Sabino avaliou essas reações como respostas naturais a uma situação de estresse, reforçando que os protocolos de segurança do evento funcionaram adequadamente. A organização da COP 30 informou que a conferência continua normalmente, com exceção da área afetada, que foi isolada para a realização de uma perícia técnica que irá esclarecer as causas do incêndio.

As demais atividades e exposições permanecem em andamento sem interrupções.