Nesta quarta-feira (19), os residentes do Quilombo Burnil, localizado em Pariconha, terão a oportunidade de acessar o Expresso Quilombola, uma ação itinerante promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL). Este projeto tem como objetivo fortalecer a cidadania e garantir direitos às comunidades tradicionais e povos originários. A atividade começou na última quinta-feira (18), com um encontro de diálogo realizado em parceria com o projeto Mate Masie, que abordou as necessidades coletivas da comunidade e contou com sessões de capacitação e oficinas educativas.
Na quinta-feira, a ação será realizada na Praça Central do Quilombo Burnil, das 8h às 13h. Os participantes poderão solicitar emissão de documentos, como segundas vias de certidões de nascimento e casamento. Além disso, poderão ingressar com processos relacionados a divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, retificações de registros civis, pedidos de óbito, alvarás de até quatro salários mínimos, questões de saúde e direitos do consumidor.
O evento também contará com atendimentos provenientes da Casa de Direitos (Seprev), do Cadastro Único, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), do Tribunal Regional Eleitoral e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).
Fonte: Assessoria