O Banco Central anunciou, através da imprensa uma inovação voltada à proteção dos usuários no sistema Pix, onde clientes poderão bloquear a geração de novas chaves em seu nome.
Segundo Breno Lobo, que ocupa o cargo de chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, a novidade será implementada em breve.
Essa funcionalidade será vinculada ao sistema Registrato, uma plataforma do BC que fornece aos cidadãos acesso a diversas informações financeiras, como contas que possuem, empréstimos ativos e as chaves Pix registradas atualmente.
O Banco Central esclarece que o modelo será semelhante a outro serviço que entrará em vigor em dezembro. A principal vantagem dessa ferramenta será permitir que o usuário indique ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) que não deseja abrir novas contas, sejam correntes, de poupança ou de pagamento.
Dessa forma, mesmo que indivíduos mal-intencionados tenham acesso a dados pessoais, eles não poderão abrir contas ou cadastrar novas chaves Pix em nome da pessoa, aumentando a proteção contra fraudes.
Conforme exposto por Breno Lobo, esse mecanismo de bloqueio será uma opção acessível e de gerenciamento simplificado para o usuário. Caso o cliente decida criar uma nova chave ou abrir uma conta, ele poderá acessar o Registrato, desativar temporariamente o bloqueio, concluir a operação e reativar a proteção posteriormente.
Embora o bloqueio de abertura de contas esteja previsto para iniciar em dezembro, a ferramenta específica para bloquear chaves Pix ainda não possui uma data definida para lançamento.
Até o momento, o Banco Central considera que essa novidade chegará em um futuro próximo, sem uma previsão exata.
Além dessas atualizações, em outubro, o BC começou a realizar o bloqueio automático de chaves Pix identificadas como suspeitas de uso em golpes.
Na mesma linha, instituições financeiras passaram a disponibilizar em seus aplicativos um botão para contestar envios de Pix, facilitando a denúncia de transações fraudulentas, com o objetivo de acelerar análises e possíveis devoluções de valores.