Ao preparar refeições domésticas, é essencial selecionar o tipo de gordura que será utilizada na base dos pratos. Contudo, na hora de escolher entre diferentes opções para frigideiras e panelas, você sabe qual é a mais indicada?
Quatro nutricionistas compartilharam suas recomendações sobre as alternativas mais saudáveis para cozinhar. A revista Real Simple consultou os especialistas Jamie Adams, Sheila Patterson, Sapna Peruvemba e Sam Schleiger para identificar qual gordura contribui para uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.
De acordo com os profissionais, o azeite desponta como a alternativa mais recomendada. “Optar por gorduras estáveis e de alta qualidade não só protege sua saúde, mas também fornece nutrientes essenciais ao corpo”, explica Jamie Adams.
“Este é o óleo de cozinha que uso com maior frequência em minha casa”, acrescenta. Sapna Peruvemba destaca os benefícios do azeite: “Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que favorecem a saúde do coração, além de conter polifenóis, antioxidantes potentes que auxiliam na saúde cardiovascular, reduzem inflamações e colaboram para melhorar os níveis de gordura no sangue”.
Os especialistas também ressaltam as vantagens do azeite para o bem-estar. “Seu consumo está ligado à diminuição do risco de doenças cardíacas e até mesmo à redução da mortalidade. Além disso, pode contribuir para uma melhor função cerebral”, afirmam.
Outro ponto forte do azeite é o sabor. “Seu sabor delicioso é especialmente apreciado em molhos para salada, sendo ideal para pratos como salada grega, caprese ou Caesar”, completam. Para garantir a melhor qualidade, a escolha do azeite é fundamental. “Prefira garrafas escuras de vidro na hora de comprar e opte pelo azeite extravirgem prensado a frio, garantindo assim o máximo de nutrientes”, orienta Sam Schleiger.
Porém, nem todas as gorduras são prejudiciais à saúde. Algumas oferecem benefícios importantes ao organismo. As nutricionistas Johanna Salazar, Connie Elick e Kristen Carli destacaram alimentos ricos em gorduras boas.
Um exemplo destacado é o abacate, que possui alto teor de fibras e contribui para manter níveis saudáveis de colesterol, segundo Connie Elick. Oleaginosas, como as nozes, também são excelentes opções, desde que consumidas com moderação, recomenda Johanna Salazar
As sementes de linhaça merecem atenção especial na despensa, pois são ricas em gorduras poli-insaturadas, especialmente ômega-3, complementa Kristen Carli.