10/11/2025 14:43:27

Educação
10/11/2025 12:00:00

Tema do Enem 2025 aborda o envelhecimento na sociedade brasileira

Ministério da Educação anuncia foco da redação; mais de 4,8 milhões de candidatos participam neste domingo

Tema do Enem 2025 aborda o envelhecimento na sociedade brasileira

O Ministério da Educação revelou que o tema da redação do Enem 2025 será: 'Perspectivas do envelhecimento na sociedade brasileira'. A questão será abordada por aproximadamente 4,8 milhões de estudantes que realizarão a prova neste domingo (9/11). A divulgação foi feita pelo ministro Camilo Santana.

O foco do tema mantém a tradição de explorar minorias sociais, como ocorreu em anos anteriores. Em 2024, o temática foi 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil', enquanto em 2023, o assunto foi 'Desafios na luta contra a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no país'.

As avaliações do Enem serão realizadas em 1.804 municípios de todo o território nacional neste domingo. Os candidatos iniciaram a prova às 13h30 e aqueles que não estiverem nos locais até às 13h foram impedidos de entrar. A segunda fase acontecerá no dia 16 de novembro.

O exame é composto por quatro questões de múltipla escolha e uma redação em língua portuguesa no primeiro dia de provas. Cada questão objetiva possui 45 perguntas, totalizando 90 perguntas que os candidatos têm 5 horas e meia para responder. As áreas de conhecimento cobradas incluem Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes, Educação Física, além de Tecnologias da Informação e Comunicação.

A redação, de caráter dissertativo-argumentativo, deve ter até 30 linhas, abordando uma situação-problema, textos motivadores e conhecimentos adquiridos ao longo da formação educacional. Sua pontuação varia de 0 a 1.000 pontos.

Para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação será realizada em datas distintas: 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá na região durante o período do exame.

Além disso, o Enem deste ano busca adaptar-se às circunstâncias logísticas impactadas pela conferência internacional, com o intuito de proporcionar melhor experiência aos estudantes dessas localidades. A prova é uma oportunidade importante para milhões de jovens que enfrentam o desafio de garantir sua formação acadêmica diante de eventos globais de grande porte.