08/11/2025 09:59:21

Brasil
08/11/2025 06:00:00

Tempestades Intensas atingem Santa Catarina devido a Sistema Extratropical

Ventos fortes e chuvas moderadas causam danos em várias regiões do estado nesta sexta-feira (7)

Tempestades Intensas atingem Santa Catarina devido a Sistema Extratropical

O impacto de um sistema de baixa pressão de origem extratropical, ativo desde esta sexta-feira (7) até o sábado (8), tem causado uma série de tempestades severas em Santa Catarina.

As áreas do Extremo Oeste e Oeste foram as primeiras a sofrerem com os ventos intensos e a precipitação forte, chegando ao início da tarde. A Metsul Meteorologia alertou que rajadas de vento provocaram danos pontuais em diversas localidades, incluindo destelhamentos, quedas de árvores e estruturas parcialmente destruídas devido às condições climáticas adversas.

Moradores relataram prejuízos às suas residências, enquanto a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado (SPDC/SC) confirmou que o sistema já vinha sendo monitorado e alertado desde o começo da semana.

Ela também destacou que, em horários anteriores, através das redes sociais, a Defesa Civil enfatizou o risco de temporais, com previsão de ventos de até 90 km/h, raios e granizo em toda a extensão do território catarinense. Durante a madrugada de sábado (8), com a aproximação do ciclone à costa, a expectativa é que o perigo de tempestades intensas diminua em várias regiões, porém os ventos continuarão fortes, principalmente na faixa leste do estado.

As rajadas mais vigorosas devem ocorrer entre o final da madrugada e o início da tarde, variando entre 30 e 40 km/h em médias e podendo atingir de 70 a 90 km/h, com potencial de maior intensidade nas áreas costeiras. As regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis estão sob alto risco de destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores.

Já no Vale do Itajaí e outras áreas litorâneas, o perigo é avaliado como alto, com ventos que podem atingir entre 50 e 80 km/h. O mar também está bastante agitado, apresentando ondas de até 4,5 metros na costa do Litoral Sul e Grande Florianópolis, com picos maiores no alto mar.

No Litoral Norte, as ondas de sul variam entre 2,5 e 3,5 metros, aumentando o risco de ressacas e erosões costeiras, especialmente na região do Litoral Sul. Com a progressiva saída do sistema atmosférico, o clima deve estabilizar no domingo (9). As temperaturas durante o amanhecer estarão amenas, com mínimas abaixo de 10°C nos Planaltos e no Grande Oeste.

Ainda há previsão de chuvas leves a moderadas na faixa litorânea, principalmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, que podem se estender até segunda-feira (10). A Defesa Civil recomenda que durante os temporais, a população busque abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de ventos fortes, é aconselhável evitar circulação e se proteger de árvores, placas, muros ou postes de energia expostos. Em casos de chuva intensa, recomenda-se não atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

Além disso, a orientação é para que as pessoas evitem atividades náuticas, pesca e banho de mar durante o período de instabilidade. É importante também não caminhar nem pedalar na orla quando as ondas estiverem atingindo as ciclovias, para garantir a segurança de todos.