Na última quinta-feira (6), os acionistas da Tesla aprovaram uma proposta de remuneração que reforça a influência de Elon Musk na empresa, ao mesmo tempo em que o torna ainda mais bilionário.
O acordo de incentivo, estimado em aproximadamente US$ 1 trilhão em pagamentos contingentes, recebeu o apoio de mais de 75% dos votos, incluindo o próprio CEO, que também manifestou sua aprovação. A votação favorável não só garantiu o recebimento da bonificação, mas também permitiu que Musk expandisse sua participação acionária na Tesla, passando de 15% para quase 30%.
Essa estratégia visa consolidar seu controle sobre a companhia, especialmente diante de suas ambições no desenvolvimento de robôs autônomos e veículos autônomos, considerados pilares de seu futuro empresarial.
Pouco antes da decisão, as ações da Tesla na bolsa americana sofreram uma queda de aproximadamente 3%. Para obter a remuneração integral, Musk deve cumprir uma série de metas agressivas, incluindo a entrega de 20 milhões de veículos elétricos nos próximos dez anos, mais do que o dobro da produção total dos últimos doze anos.
Outras exigências envolvem a elevação significativa do valor de mercado da Tesla, aumento nos lucros operacionais e a produção de um milhão de robôs humanoides, considerando-se o ponto de partida atual. Mesmo sem alcançar todas essas metas, Musk poderá receber um montante expressivo do pacote.
Caso a Tesla aumente seu valor de mercado em 80%, por exemplo, ele receberá US$ 50 bilhões em ações adicionais, além de incentivos ligados à expansão de vendas e lucros, ou ainda ao cumprimento de duas de várias metas operacionais estabelecidas.
Contudo, a proposta gerou resistência: vários fundos de pensão manifestaram-se contra o pacote, alegando que o conselho de administração demonstra uma excessiva gratidão a Musk, enquanto suas ações recentes têm sido consideradas imprudentes e as recompensas oferecidas, excessivas.
Por outro lado, apoiadores do bilionário defendem sua genialidade e afirmam que Musk é a única pessoa capaz de liderar uma revolução na mobilidade e automação, com uma Tesla dominando o mercado de veículos autônomos e robôs realizando tarefas diversas, desde transporte até trabalhos domésticos.
Segundo eles, tais incentivos são essenciais para motivar seu contínuo esforço e inovação. A revelação sobre o pacote salarial foi feita em setembro passado, quando o conselho de administração apresentou um documento detalhado aos órgãos reguladores do mercado financeiro, explicando os critérios e objetivos que Musk deve alcançar para receber as recompensas.