Poucas horas antes da realização da COP30, um veículo utilizado para o deslocamento de uma delegação estrangeira foi alvo de um incêndio criminoso na cidade de Belém.
O ato ocorreu na madrugada desta quarta-feira, dia 5, no bairro do Guamá, e deixou o automóvel parcialmente destruído. A van, contratada para facilitar o transporte dos representantes internacionais na 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, foi queimada por indivíduos ainda não identificados.
Testemunhas relataram que o automóvel encontrava-se estacionado em frente à residência do proprietário no momento do ataque. Conforme informações obtidas pela Polícia Civil do Pará (PCPA) e confirmadas pelo portal iG, as primeiras investigações indicam que o incêndio causou danos na parte frontal do veículo.
Ainda não há suspeitas formais de quem estaria por trás do ato ou motivações específicas. Leia também sobre os desdobramentos da COP30: será que o mercado de carbono vai fragmentar a Amazônia em pequenas parcelas?