06/11/2025 18:03:38

Brasil
06/11/2025 16:00:00

Alerta para tempestades e ventos fortes devido ao avanço de sistema ciclônico pelo Brasil

Fenômeno deve se consolidar na sexta-feira e gerar impactos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste até o início da semana seguinte

Alerta para tempestades e ventos fortes devido ao avanço de sistema ciclônico pelo Brasil

Na próxima sexta-feira (7), um novo ciclone de origem extratropical deverá se formar na região sul do Brasil, dando início a uma frente fria que avançará em direção às áreas do Sudeste e Centro-Oeste entre os dias 8 e 9 de novembro.

Segundo previsões do Climatempo, há risco de chuvas intensas, rajadas de vento, queda de granizo e até tornados em algumas localidades. O sistema ciclônico deverá alcançar sua plena formação na noite de sexta-feira, situando-se na região entre o fronteira do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na madrugada de sábado (8), o ciclone se deslocará rumo ao litoral de Santa Catarina e, ao longo do dia, seguirá pelo mar, atingindo a costa de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro durante a manhã e tarde. No domingo (9), o fenômeno estará no oceano, com seu centro localizado entre as regiões costeiras do Rio de Janeiro e Espírito Santo, ainda causando efeitos no Sudeste.

O Climatempo alerta que a circulação do ciclone provocará ventos fortes nas regiões Sul e Sudeste, complementados pela formação de nuvens cumulonimbus capazes de gerar rajadas superiores a 100 km/h, além de tempestades, granizo e fenômenos de micro e macroexplosões atmosféricas. Esses eventos representam ameaça às áreas costeiras, onde a força dos ventos pode danificar estruturas, telhados e embarcações, especialmente na faixa entre o litoral gaúcho e o do estado do Rio de Janeiro.

Na Serra do Mar, que abrange desde o Paraná até o sul do Rio de Janeiro, a intensidade do vento pode ocasionar quedas de árvores e exigir atenção redobrada por parte dos motoristas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso de risco de tornados na tarde de sexta-feira (7), voltado às regiões Norte e Noroeste do estado.

As rajadas mais severas estão previstas para sexta-feira (7), atingindo todas as áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em regiões elevadas das serras, os ventos podem ultrapassar os 100 km/h. No sábado (8), as regiões litorâneas dessas áreas devem experimentar ventos acima desse limite, principalmente na faixa entre o litoral central gaúcho e o estado do Paraná. No Sudeste, os efeitos mais intensos são esperados para o sábado (8).

As regiões mais impactadas incluem o sul e o leste de São Paulo, a Grande São Paulo, o litoral paulista, os vales do Paraíba e do Ribeira, além do estado do Rio de Janeiro e do sul de Minas Gerais. No interior paulista, no centro-norte de Minas e no Espírito Santo, as rajadas deverão ser menos intensas.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul será o estado mais afetado pelos ventos, que podem alcançar até 85 km/h durante as tempestades previstas para sexta (7) e sábado (8). Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, a influência do ciclone deverá gerar ventos moderados, variando entre 40 km/h e 60 km/h, com pouca chuva.

No domingo (9), a intensidade dos efeitos deve diminuir, embora ainda seja possível a ocorrência de rajadas moderadas associadas a pancadas de chuva isoladas.