03/11/2025 22:19:13

Polícia
03/11/2025 15:00:00

Líder do grupo criminoso Comando Vermelho é detido na zona rural de Exu, Pernambuco

Operação conjunta das forças de segurança resulta na prisão de Wendel Mac, apontado como uma das principais lideranças do CV em Fortaleza

Líder do grupo criminoso Comando Vermelho é detido na zona rural de Exu, Pernambuco

Na última quinta-feira (30), as polícias civis de Pernambuco e do Ceará realizaram uma ação coordenada na zona rural do município de Exu, resultando na captura de Wendel Martins Vieira, conhecido popularmente como 'Wendel Mac'.

Este indivíduo, de 27 anos, é considerado um dos principais chefes do Comando Vermelho na capital cearense. A operação foi divulgada neste domingo (2) pelas autoridades de segurança, confirmando a apreensão do suspeito e a sua localização em uma residência situada na zona rural do município.

Segundo investigações, Wendel Mac desempenhava uma função de liderança dentro da facção criminosa, coordenando ataques e atividades na Região Metropolitana de Fortaleza e mantendo ligações com núcleos do CV em diferentes estados do país. Durante a ação, também foi apreendida uma quantidade de maconha na propriedade onde ele foi localizado.

A prisão em flagrante ocorreu por tráfico de drogas, e o suspeito foi encaminhado às autoridades. A Polícia Civil do Ceará revelou que Wendel Mac possuía mandado de prisão preventiva emitido pela Justiça local e era investigado por homicídio, tráfico de drogas, além de responder por associação ao tráfico, receptação e participação em uma organização criminosa.

A investigação também relaciona Wendel com um ataque ocorrido em novembro de 2024 no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, que deixou uma pessoa morta e outras três feridas por disparos de arma de fogo. A Polícia Civil de Pernambuco informou que ele já passou por audiência de custódia e será transferido para o estado do Ceará.

A instituição declarou que, após os procedimentos administrativos, o suspeito foi levado para uma audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça local.